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UAI retoma atendimento em Passos

16 de Maio de 2020

Foto: Arquivo FM

PASSOS –Mesmo a população do Estado convivendo com o período de pandemia do novo coronavírus, aos poucos, as Unidades de Atendimentos Integrados (UAI) vão retomando gradativamente o atendimento ao público. O órgão está instalado em várias cidades do território mineiro, incluindo a capital Belo Horizonte, e região metropolitana, e ficou fechado no período de 23 de março a 4 de maio.

A UAI de Passos, localizada na rua do Engenheiros, 199, bairro Belo Horizonte, reabriu suas portas, há mais de uma semana, apenas para a entrega da Cédula de Identidade (CI) emitidas antes do fechamento; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devolvida pelos Correios após três tentativas de entrega; e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também devolvido pelos Correios. Desde a última terça-feira, 12, foram iniciados os trabalhos de emissão da CI. O atendimento é feito entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, sábados e domingos. É obrigatório o agendamento com antecedência através do site <mg.gov.br> e a apresentação de um documento pessoal com foto.

Muitos outros serviços essenciais à população ainda não estão sendo prestados pela UAI/Passos, mas que aos poucos serão retomados. São eles: Sistema Nacional de Empregos (Sine), seguro-desemprego, Certificado de Pessoa Física (CPF), Procon Municipal, serviços relacionados ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran), posto de atendimento do Banco do Brasil e cadastramento de parentes de detentos para ter o direito a visitas no presídio. Os Boletins de Ocorrências no balcão da Polícia Militar de Minas Gerais está suspenso desde novembro de 2019.

Para qualquer informação sobre os serviços prestados pelo órgão em Minas Gerais, os canais abertos são o número de telefone 155 ou o portal <mg.gov.br>. O telefone fixo da unidade Passos é o 3526-5955.

Recomendações

Em todas as UAI’s do Estado foram adotadas todas as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde OMS) e pelo Governo de Minas para prevenir a transmissão do vírus e a consequente propagação da covid-19. A empresa forneceu aos colaboradores máscaras, luvas, álcool em gel e protetores faciais tipo Shield para uso em casos específicos, como atendentes que tiverem que transitar entre os cidadãos, dando orientações e organizando filas, por exemplo.

Os  gestores e colaboradores foram treinados e orientados a seguir medidas de segurança como higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel; limpar com mais regularidade estações de trabalho e demais ambientes; evitar tocar em locais de uso comum, como maçanetas, interruptores e micro-ondas; usar máscara durante todo o expediente, trocar o equipamento de proteção regularmente e guardar separadamente em saco plástico as máscaras que foram usadas durante o dia para posterior higienização em casa; manter distância mínima de 1,5 metro dos colegas de trabalho e dos cidadãos se possível; evitar refeições e marcações de ponto nos mesmos horários; e manter os cuidados necessários também em suas residências.

Além disso, os gestores das unidades medirão diariamente a temperatura dos integrantes de cada equipe e farão uma triagem para identificar possíveis sintomas. Os colaboradores que apresentarem indícios do vírus serão orientados a procurar imediatamente o serviço de saúde conveniado e a se manterem isolados. Estes profissionais só poderão retornar ao trabalho mediante autorização médica.