Destaques Geral

Trupe Ventania vende equipamentos para custear gastos

4 de Maio de 2020

PASSOS – Por conta das restrições ao setor de entretenimento, o grupo teatral Trupe Ventania está vendendo equipamentos para custear os gastos. O mercado cultural tem sido um dos mais afetados durante a pandemia do novo coronavírus e busca alternativas para enfrentar a crise.

De acordo com o diretor teatral e responsável pela Trupe Ventania, Maurílio Lemos Romão, a situação é delicada. “A Trupe Ventania, assim como todo setor cultural, está passando por um momento delicado, muito delicado, como todos os outros segmentos da economia. O que difere para o setor cultural é que não temos nenhuma perspectiva, nem mesmo de flexibilização. Entendemos e concordamos com as medidas de fechamento e isolamento, mas isso não faz frear a manutenção do grupo. Já temos aluguéis atrasados, mantendo salário de funcionária e com a manutenção de equipamentos”, disse.

O grupo está parado desde o dia 16 de março. “Nossas atividades estão suspensas desde o dia 16 de março. Desde então, tivemos que cancelar todas as apresentações e projetos, a princípio até junho, agora já remarcadas até outubro. Colocamos equipamentos à venda para sanar medidas mais urgentes e divulgamos em redes sociais. A divulgação gerou uma comoção em muitas pessoas que acompanham o trabalho da Trupe, afinal foram anos para adquirir esses equipamentos”, disse.

Em entrevista para a Folha da Manhã, Carlos Jorge Ribeiro, secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, afirma que o setor está amarrado por conta das restrições. “Essa pandemia pegou todos nós de surpresa. Com os decretos, nós ficamos, de uma certa forma, amarrados em relação a eventos. Nós não temos como produzir e promover eventos culturais porque aglomeram pessoas”, disse.

Teatro Drive Thru

Diversos projetos estão sendo elaborados para fomentar o mercado cultural e produzir recursos básicos para sobrevivência, como o “Teatro Drive Thru”. Segundo Maurílio Lemos Romão, a proposta é fazer apresentações curtas para poucos expectadores . “Repensamos outras possibilidades até que surgiu a ideia do ‘Teatro Drive Thru’, que consiste em apresentações instantâneas, de oito minutos, com dois carros por apresentação, que farão agendamento e assistirão a uma cena na porta do teatro, dentro de seus veículos”, disse.

Em Passos, projeto será transmitido via Yoy Tube e Facebook. Segundo Carlos Jorge Ribeiro, o projeto “Videorama nos Passos da Memória: Emoções pelas Lentes de Itamar Bonfim” recorda os 162 anos de Passos e será apresentado em oito episódios transmitidos pelo You Tube e no Facebook da TV Passos e também pelo Facebook da prefeitura do município. A iniciativa é uma programação especial para relembrar a história do município e tem como objetivo promover a cultura na cidade e arrecadar cestas básicas.