Cultura Destaques

Trupe Ventania em festival online

20 de janeiro de 2021

Peça conta a história de uma andarilha que vagava pelas ruas do interior de São Paulo. / Foto: Divulgação

A décima primeira edição do Festival Popular de Teatro de Fortaleza acontece de hoje, 20, até sexta-feira, 22, pelo canal do youtube da Cia Prisma de Artes e é gratuita, de forma totalmente online e conta com a participação de 17 espetáculos teatrais, dentre eles o espetáculo “Maria Peregrina” da companhia passense Trupe Ventania, único grupo de Minas Gerais foi selecionado pelo festival. A apresentação do grupo passense será às 16h.

O Festival é um evento realizado pela Cia. Prisma de Artes, que tem como proposta levar apresentações teatrais aos espaços públicos da cidade, popularizando o acesso à arte e revelando novos talentos. Com a pandemia, a popularização do acesso está acontecendo por meio da internet, com as apresentações dos espetáculos e oficinas online. A 11ª edição é apoiada pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura do Ceará.

O espetáculo “Maria Peregrina” fez sua estreia na cidade de Passos, em janeiro de 2020 e teve sucesso de público e crítica, após 11 dias de casa lotada. “Logo depois veio a pandemia e tivemos que interromper os planos de circulação do espetáculo. De forma online, participamos da Mostra de Teatro “Os Geraldos”, de Campinas e agora do Festival de Fortaleza”, comentou a produtora do grupo e do espetáculo Isabella Vieira.

O espetáculo, que tem com direção de Maurílio Romão e cenários, figurinos e adereços de Márcio Vinícius, conta a história de uma andarilha que vagava pelas ruas do interior de São Paulo, por volta da década de 60. A figura mística foi crescendo no imaginário popular e sua história passando de geração em geração, pela oralidade de pessoas que supostamente cruzaram seu caminho, e atribuíram a ela graças. O elenco é formado por Adriana Nogueira, Dalber Rodrigues, Guilherme Melo, Juliana Mota, Lou Amaro, Matheus Piotto, Rodrigo Oliveira e Sabrina Moura.