Destaques Esporte

Torneio amador não tem data definida para início

Por Ézio Santos/ Especial

14 de Maio de 2021

Foto: Arquivo FM

PASSOS – A prática de qualquer modalidade coletiva em Passos, de acordo com o protocolo do Minas Consciente de enfrentamento ao contágio do novo Coronavírus, está interrompida desde janeiro. Além disso, os estádios municipais e particulares estão fechados para jogos de futebol. Por isso, a rodada de abertura da 1ª edição da Copa de futebol amador, prevista para esta sexta-feira, dia 14, foi adiada e sem data definida para ocorrer.

O torneio está formatado desde fevereiro, inclusive a distribuição dos 20 times em quatro grupos.

Inclusive, a tabela de jogos já está confeccionada. Só não divulgamos ainda porque não temos a mínima ideia do início da competição. Os dirigentes esportivos podem ficar tranquilos, que apenas por motivos que não dependam de nós, a copa será cancelada”, afirmou Otávio Augusto Diniz Kallas, 29 anos, presidente da Associação Regional de Esporte Amador (Area), fundada no município, em 3 de setembro de 2019.

Em fevereiro do ano passado, após a reunião do Conselho Arbitral, envolvendo a entidade e dirigentes dos times, o torneio teria início dia 3 de abril, mas a crise epidemiológica em Passos, fez com que a primeira rodada começasse hoje, aniversário de Passos, e feriado municipal, prosseguindo nos dois dias. O regulamento e a forma de disputa já estão definidos.

Apesar da pandemia, a Liga Passense de Desportos (LPD), conseguiu em novembro e dezembro de 2020, autorização da prefeitura para concluir a Taça Passos de futebol amador, cujo campeão é o Penha II. A entidade também está aguardando sinal verde das prefeituras de Passos e região para dar início ao Campeonato Regional 2021.


Secretária

Seguimos o Minas Consciente e nele não há proibição de nenhuma modalidade, porém deixa bem claro que devemos adotar o parâmetro mínimo de três metros para exercícios aeróbicos, checagem da temperatura e que deve o estabelecimento ser fechado para limpeza completa a cada duas horas conforme as regras do documento. O que pode ser feito é o treino técnico pelo profissional de educação física com o distanciamento de acordo com a onda. Sendo assim, com base no documento estadual que a prefeitura de Passos adere, a prática de jogos coletivos não é permitida”, explicou Michela Graças Resende Ribeiro, secretária Municipal de Esporte, Juventude e Lazer.