Destaques Política

TJMG inaugura fórum em Pratápolis

24 de junho de 2020

O novo Fórum Juiz Paulo Batista Braga substituiu o antigo prédio, que já não atendia as demandas. / Foto: Divulgação

PRATÁPOLIS – O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, inaugurou nesta terça-feira, 23, o novo fórum da Comarca de Pratápolis. A cerimônia foi realizada de forma remota, por meio de videoconferência, por cauda da pandemia de covid-19. O novo Fórum Juiz Paulo Batista Braga substituiu o antigo prédio, que já não atendia as demandas da comarca.

Participaram da cerimônia remota, em Belo Horizonte, o presidente Nelson Missias de Morais, acompanhado do superintendente de Obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira, dos juízes auxiliares da Presidência Jair Francisco dos Santos, Delvan Barcelos Junior, Luiz Carlos Resende e Santos e do juiz Rui Almeida Magalhães, que assumirá como auxiliar da Presidência na próxima gestão.

Em Pratápolis prestigiaram o evento a juíza diretora do foro, Elisandra Alice Santos Camilo, a prefeita da cidade, Denise Alves Souza Neves, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Esteves Pereira, o promotor Alan Carrijo Ramas, o presidente da subseção local da OAB/MG, Clezio Antonio Alves, além de representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo municipais. Penha de Fátima Martins representou os servidores da comarca, que não puderam comparecer por causa das restrições sanitárias.

Gestão colegiada

O presidente do tribunal fez um breve resumo de sua gestão, com destaque para a construção, reforma e ampliação de vários fóruns pelo interior e para a conclusão da instalação do Processo Judicial eletrônico (PJe) nas 297 comarcas mineiras.

“Hoje é dia de festa em Pratápolis. Gostaria muito de aí estar para abraçá-los, mas infelizmente a pandemia não nos permite. Quero aqui fazer a minha homenagem a todos os magistrados e servidores que passaram e que ainda estão na comarca”, completou o presidente.

Roseira

Na Comarca de Pratápolis há três anos, a jovem juíza Elisandra Camilo agradeceu ao presidente Nelson Missias de Morais, ao desembargador Amauri Ferreira e aos demais membros da direção do TJMG pelo empenho para que o novo fórum fosse construído.

Ela conta que a edificação chega em boa hora para substituir o antigo prédio, que não oferecia condições adequadas de trabalho para magistrados, servidores, advogados, promotores e, principalmente, para o público.

O fórum é a nossa segunda casa, e nada mais justo que seja um local confortável não apenas para nós, magistrados e servidores, mas também para a população em geral”, afirmou a diretora do foro.

Mas ela mantém boas lembranças da casa antiga, que está na memória afetiva de todos que lá trabalharam. Como exemplo, Elisandra Camilo citou a roseira que ficava no pátio do antigo fórum, inaugurado em 1943. Era um espaço tão importante para todos que a equipe resolveu plantar uma muda na entrada do novo prédio, contou.

A juíza agradeceu, em seu discurso, ao presidente Nelson Missias e a toda a equipe do TJMG. Ela se referiu, no agradecimento, a todos que estiveram envolvidos na obra do novo fórum. “Uma obra realizada em meio a uma pandemia é uma obra muito especial”, completa a juíza.

A magistrada Elisandra iniciou sua carreira de juíza em 2010. Antes de chegar a Pratápolis, passou por Carmo do Paranaíba. Atualmente, a Comarca de Pratápolis tem mais de 25 mil habitantes, sendo 10 mil no município sede e outros 16 mil em Itaú de Minas, a outra cidade que compõe a comarca.

Fórum Juiz Paulo Batista Braga

A nova edificação seguem o padrão determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foram planejadas pelo Departamento de Engenharia do TJMG (Dengep).

Há espaço para abrigar uma vara, salão do júri, salas para as secretarias, Cejusc, Juizado Especial, além de estacionamento para carros, motos e bicicletário, sistema de ar condicionado, sistema de segurança, sistema de controle de acesso, total acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e idosos.