Destaques Esporte

Tite anuncia convocação para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo

15 de Maio de 2021

Neymar usa foto dos Canyons de Capitólio em divulgação de sua convocação para a Copa do Mundo, no Instagram. / Foto: Divulgação

PASSOS – Depois de quase sete meses, a Seleção masculina voltou a ser convocada para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Na manhã de ontem, 14, o técnico Tite anunciou os 24 jogadores que defenderão o Brasil diante do Equador, dia 4 de junho, em Porto Alegre, e contra o Paraguai, no dia 8, em Assunção.

As grandes novidades da convocação são o retorno do atacante Gabigol, do Flamengo, e do lateral Daniel Alves, do São Paulo. O meia Fred, do Manchester United, também voltou a ser chamado após dois anos e meio. Lucas Veríssimo, do Benfica, foi chamado pela primeira vez na carreira, sendo o único desta lista que jamais havia sido convocado. A relação conta com 24 atletas para contemplar a presença do meia Douglas Luiz, que está suspenso na primeira partida e só poderá enfrentar o Paraguai.

Os jogadores convocados se apresentarão no próximo dia 27, na Granja Comary, em Teresópolis. Desta forma, aqueles que atuam no Brasil desfalcarão suas equipes nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil e possivelmente no confronto de volta.

Como o Flamengo também teve outros dois jogadores convocados para a seleção olímpica (Gerson e Pedro), a CBF prometeu remanejar os jogos do clube durante esta Data Fifa. O Rubro-Negro, por sua vez, agradeceu, mas disse não ter interesse nisso.
O Brasil é líder das Eliminatórias da Copa do Mundo após quatro rodadas, com 100% de aproveitamento, somando 12 pontos. Nos primeiros quatro jogos, a Seleção superou Bolívia (5 a 0), Peru (4 a 2), Venezuela (1 a 0) e Uruguai (2 a 0).

O último jogo da Seleção foi em 17 de novembro de 2020, quando venceu o Uruguai por 2 a 0, fora de casa. O Brasil voltaria a campo em março deste ano para enfrentar Colômbia e Argentina, mas a 5ª e a 6ª rodadas das Eliminatórias foram adiadas por conta do agravamento da pandemia de coronavírus.

A lista divulgada nesta sexta é válida apenas para os dois jogos das Eliminatórias, e o Brasil terá até o dia 10 de junho para enviar a relação de convocados para a Copa América. O anúncio para o público, porém, será feito um dia antes, em 9 de junho. O ex-jogador Clodoaldo será o chefe de delegação da Seleção nestes dois jogos.

Para goleiros, o técnico convocou Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras). Como laterais, Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Renan Lodi (Atlético de Madrid) e Alex Sandro (Juventus) foram chamados. Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Militão (Real Madrid) e Lucas Veríssimo (Benfica) complementam como zagueiros.

Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Douglas Luiz (Aston Villa), Fred (Manchester United), Paquetá (Lyon) e Everton Ribeiro (Flamengo) auxiliam como meio-campistas. Por fim, como atacantes, Neymar (PSG), Richarlison (Everton), Gabriel Jesus (Manchester City), Firmino (Liverpool), Everton Cebolinha (Benfica), Vinícius Júnior (Real Madrid) e Gabigol (Flamengo) completam o time.