Destaques Geral

TG 040-14 de Passos terá novo comando  

11 de dezembro de 2020

WESLEY SOUSA DEIXARÁ A FUNÇÃO DE INSTRUTOR PARA SER CHEFE DA INSTRUÇÃO TG DE PASSOS EM 2021. / Foto: Divulgação

PASSOS – A partir do dia 15, o Tiro de Guerra (TG) 04-014 passará a ter um novo Chefe da Instrução, ao menos até dezembro de 2021. O Exército Brasileiro promoverá o ato de passagem do comando, na próxima terça-feira, às 9h, na sede da unidade militar, localizada à rua dos Farmacêuticos, 97, bairro Belo Horizonte.


Você também pode gostar de:

16 postos de combustíveis são fiscalizados em Passos

Comissão da Aldir Blanc chama PM para manter a ordem

Curiosamente, o atual instrutor militar para os futuros reservistas do Exército, o 1º sargento, Wesley de Sousa Batista, de 44 anos, natural de Oliveira (MG), ocupará a função de chefe de Instrução no lugar do gaúcho de Dom Pedrito, o subtenente Claissom Lopes Schwengber, de 45 anos, que, depois de dois anos em Passos, vai trabalhar a partir de janeiro, numa unidade superior ao TG, em Marabá, interior do estado do Pará. Dia 16 do próximo mês, o 1º sargento, Agildo Egliberto Neves Júnior, de 40 anos, nascido em Três Corações (MG), substituirá Wesley como instrutor.

Oficialmente, um líder de Tiro de Guerra permanece na função por dois anos em um município, mas se desejar, o prazo é estendido por mais 365 dias.

Eu preferi deixar Passos agora, porque no final de 2022 me aposento com 30 anos de trabalho, ou seja, vou ser direcionado ao grupo de reservistas. Cinco anos mais tarde, serei desligado automaticamente, e em definitivo do Exército Brasileiro”, explicou Claissom, que vai para Marabá pela segunda vez na carreira.

W. Batista se tornou soldado de uma das Forças Armadas do Brasil, há 23 anos. Já prestou serviço em Rio Branco (AC), Belém (PA) por duas oportunidades, e Belo Horizonte (MG). Como instrutor, seu primeiro trabalho foi a partir de janeiro de 2019 no Tiro de Guerra, em Passos. “Espero cumprir fielmente todas as minhas obrigações pertinentes ao Exército Brasileiro, mas agora como chefe da instrução”, resumiu.


TG 04/092

A primeira assembleia popular para criação do Tiro de Guerra 04/092, hoje, 04-014, foi em 1º de fevereiro de 1936, mas dia 14 de abril de 1940 foi redigida a ata de fundação da unidade passense. Em 25 de maio do mesmo ano, ocorreu outra assembleia para discutir o início da construção da sede própria Estande de TG, além do imóvel alugado como instalação da corporação militar, que se localizava no centro da cidade.

Com presenças de várias autoridades municipais, incluindo o diretor do Tiro de Guerra, prefeito José Figueiredo, e o Cônego José Timóteo, pároco de São Benedito, em 15 de novembro de 1969, foi inaugurada a atual sede da unidade, localizada na rua dos Engenheiros, 97. O primeiro Chefe de Instrução do TG 04/092, em 1940, foi o 1º sargento, Luiz Lopes de Souza.