Destaques Política

Termina hoje o prazo para inscrição no Parlamento Jovem

28 de abril de 2021

Foto: Helder Almeida

PASSOS – A Câmara Municipal de Passos recebe até hoje, 28, as inscrições de jovens para o programa Parlamento Jovem de Minas, iniciativa desenvolvida em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Neste ano, a temática Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável continuará sendo estudada e debatida no PJ (Parlamento Jovem) Minas.

Essa decisão foi tomada, de forma coletiva, pela Coordenação Estadual, coordenações municipais e regionais do projeto. A extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A continuidade do debate sobre Meio ambiente e desenvolvimento sustentável se justifica também por ser esse um assunto necessário e atual, inclusive em tempos de coronavírus.

Trata-se de um programa de formação política voltada para os estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, gera oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no poder legislativo municipal e estadual. A cada ano os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuindo para uma formação política e educação legislativa que visa ao empoderamento dos estudantes. São mais de 83 municípios mineiros que colaboram para a ação social, que desperta interesse em muitos jovens.

Os jovens são convidados a pesquisar refletir sobre o tema anual em debate e a elaborar propostas dirigidas ao poder público. As propostas devem ser aprovadas e priorizadas em plenárias municipais, regionais e estaduais. A plenária estadual reúne na assembleia legislativa do estado de minas os jovens representantes dos municípios para discutir e votar o documento final que será encaminhado á comissão de participação popular. As inscrições poderão ser feitas até esta quarta-feira, 28. Informações pelo telefone: (35) 3521-9111.