Destaques Geral

Tempestade pode atingir 167 cidades em Minas

11 de junho de 2021

Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo potencial para tempestades, com ventos intensos – entre 40 Km/h e 60 Km/h – e possibilidade de queda de granizo em 167 cidades de Minas Gerais.

O fenômeno ocorrerá de ontem à noite e deve terminar por volta das 9h desta sexta-feira, 11. As regiões afetadas no Estado são Oeste, Sul, Sudoeste, Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba.

“Chuva (com volume) entre 20mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, e queda de granizo (estão previstosa). Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, informa o órgão.

Instruções do Inmet em caso de tempestade: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Frio

O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu alerta para declínio de temperatura válido para 235 cidades de Minas Gerais das regiões Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo, Alto Paranaíba Sul e Oeste (veja abaixo lista com todas as cidades).

O comunicado vale entre sexta-feira e sábado (12). Como o declínio previsto é superior a 5ºC, há riscos potenciais à saúde. Em caso de alguma emergência, o órgão orienta a fazer contato com a Defesa Civil, pelo número 199.

Toda a região Sul do país, além dos Estados Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, parte do Amazonas e Acre também podem ser atingidos.