Destaques Esporte

Taça Passos terá protocolo para evitar contágio de covid

11 de novembro de 2020

AS MELHORIAS NO GRAMADO DO ESTÁDIO VIRGÍLIO OTÁVIO DE VASCONCELOS ESTÃO NA FASE FINAL. / Foto: Divulgação

PASSOS – O retorno oficial dos jogos de futebol amador em Passos, a partir do dia 22 deste mês, terá a aplicação dos principais protocolos exigidos pela Secretaria Municipal de Saúde. A afirmação é do diretor de futebol da Liga Passense de Desportos (LPD), Aílton José de Aquino. Para os dois primeiros confrontos, dos cinco que haviam sido adiados em razão da pandemia do novo coronavírus, o dirigente afirmou que medidas sanitárias importantes serão tomadas.

Nós conseguimos o apoio da Faculdade Atenas de Passos, conveniada para prestação de serviços à prefeitura. Nas duas partidas do próximo dia 22, duas estudantes estarão na portaria dos estádios para oferecer higienização das mãos e aferir temperatura corporal de cada atleta e dirigente. Todos devem manter o distanciamento social e usar máscaras”, ressaltou.

Aquino revela ainda que a Taça Passos de Futebol Amador será reiniciada, mesmo durante a pandemia, porque Passos se mantém na onda verde do programa Minas Consciente, ou seja, mantém índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais.

“Programamos apenas dois jogos no dia 22 deste mês para podermos avaliar os trabalhos. Se não ocorrerem contratempos, a partir do dia 29 vamos agendar acima de três por final de semana”, comentou.

Antes de cada confronto, os vestiários e bancos de reservas dos estádios deverão estar devidamente higienizados. Suplentes e membros da comissão técnica têm de utilizar máscaras até deixarem o local da partida – apenas os atletas que estiverem em campo poderão ficar sem o acessório. Não será permitida a entrada de nenhum torcedor nas arquibancadas dos estádios Abraão Caram e Virgílio Otávio de Vasconcelos, onde se enfrentam, às 10h, Caram EC e Novorizontino, e, às 10h30, Santosa e São Jorge, respectivamente.

Desde o início do torneio, ficou determinado que cada time pode inscrever até 25 atletas e promover até sete substituições, mas há a possibilidade desses números aumentarem.

Muitas pessoas envolvidas na Taça Passos podem estar com o novo coronavírus ou, ainda, com receio de praticar futebol. Por isso, se for acordado até sexta-feira, dia 20, entre a LPD e dirigentes dos clubes, poderemos aumentar o número de inscritos, bem como as alterações no decorrer das partidas”, concluiu Aquino.

O advogado e presidente do Caram EC, Jefferson Rodrigues Faria, exigiu à Liga Passense um ofício assinado pelo secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Flávio Costa Sarno, o Mamão, afirmando que a atual administração apoia a volta do futebol amador em Passos.