Destaques Geral

Sudoestino cancela linha Passos/Fortaleza

Por Talita Souza / Redação

16 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

FORTALEZA DE MINAS – A linha que fazia o trajeto Passos/Fortaleza de Minas, feita pela viação Sudoestino, foi cancelada no último dia 7, devido a falta de subsídios e a baixa demanda de passageiros. De acordo com Adilson Januário da Silva, gerente administrativo da empresa Rápido Sudoestino, de Passos, o trajeto Passos/Fortaleza de Minas sempre teve uma demanda muito baixa de passageiros e o que mantinha o funcionamento era o subsídio pago pela Votorantim Metais, empresa mineradora de Fortaleza de Minas.

Essa linha é antiga e nunca teve uma demanda suficiente, sempre operou com o subsídio da mineradora Votorantim. A Votorantim subsidiava o serviço comprando passagem e isso sustentava a linha. Com o tempo, a Votorantim parou e acabou o subsídio, sentimos o impacto da fraqueza e, por fim, estávamos mantendo a linha com o dinheiro de outras rotas”, explica.

Ainda de acordo com Silva, era comum dias em que tinham apenas seis ou sete passageiros usando a linha e em apenas um dia da semana que tinha um número considerável de passageiros, mas ainda sim não era o bastante para manter a linha ativa. Ele explica que, inicialmente, eram feitos seis horários da linha e depois passaram a ser apenas dois por dia para que não ficassem sem ônibus em Fortaleza de Minas, mas, mesmo diminuindo a rota, a demanda não era o bastante nem mesmo para que a empresa conseguisse custear o salário dos motoristas.

Devido a falta de recursos para manter a linha, a empresa fez o cancelamento na última semana. Segundo Silva, uma alternativa para o problema seria uma parceria entre a prefeitura e a empresa para subsidiar o serviço.

Tinha uma conversa com o prefeito para dar um apoio e subsidiar o serviço, mas para isso tem que criar um projeto de lei”, disse. A reportagem entrou em contato com a prefeitura municipal de Fortaleza de Minas, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.