Destaques Geral

SSVP adota medidas para o Dia de Finados

29 de outubro de 2020

Foto: Arquivo FM

PASSOS – Para evitar a disseminação do novo coronavírus, a direção da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), administradora dos cemitérios Municipal e Parque Senhor dos Passos, afirmou que vai seguir, em partes, o decreto protocolar de biossegurança para o Dia de Finados. O documento foi assinado na segunda-feira, 26, pelo prefeito Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, e divulgado publicamente na mesma data.

A gerente dos dois cemitérios, Sílvia Gonçalves Cardoso, revela algumas medidas administrativas que serão tomadas pela SSVP durante o feriado nacional.

“O horário de visitas será entre 7h e 18h, não haverá celebração de missa ou culto religioso para evitar aglomerações, torneiras e bebedouros disponíveis para o público em geral serão lacrados, a entrada principal será pela avenida JK, 633, e a saída, pelo portão lateral na rua David Baldini. Na calçada frontal do Cemitério Municipal está proibido o comércio de quaisquer produtos ou mercadorias por vendedores ambulantes”, explicou.

A CAF Transporte vai disponibilizar ônibus de hora em hora, entre 7h e 17h, com saída e chegada nas imediações do Cemitério Municipal. O preço da tarifa é de R$3,30.


O QUE DIZ O DECRETO MUNICIPAL?

  • De acordo com o documento número 1.893, a taxa de ocupação deve ser de 4 m² por pessoa e deve haver distanciamento mínimo de 1,5 metro entre elas, bem como organização do trânsito nos corredores laterais, evitando, assim, aglomerações.
  • O uso de máscaras é obrigatório para funcionários, colaboradores, visitantes e o público em geral durante todo o período de permanência dentro de cemitérios e capelas.
  • Cabe à administração dos cemitérios promover a sinalização nas áreas de circulação interna, além de fornecer rotas de saída alternativas à entrada principal.
  • Em caso de sepultamento de uma ou mais pessoas diagnosticadas com covid-19 ou com suspeita da doença no Dia de Finados, a administração dos cemitérios deve interromper a chegada do caixão e a entrada de novos visitantes ao cemitério. Além disso, a quadra no entorno do local destinado ao enterro deve ser isolada enquanto durar o sepultamento.
  • Fica proibida a instalação de barracas e outros postos de venda por ambulantes na avenida JK e em toda a quadra que abrange o Cemitério Municipal. As atividades só estarão permitidas nas vias laterais da direita e da esquerda da praça da Saudade, observando os 10 metros de afastamento mínimo da avenida JK. Fica autorizada também a expedição de alvará para o comércio ambulante nas áreas permitidas, durante a data, pelo Departamento de Rendas, tendo a fiscalização realizada pela Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos.
  • O tráfego de veículos nas áreas que circundam o Cemitério Municipal deverá ser interrompido das das 6h às 20h, durante o feriado. A sinalização será realizada pelo Departamento de Trânsito da prefeitura, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento.