Destaques Geral

SRS Passos distribui 35,6 mil doses de vacinas contra covid-19

30 de junho de 2021

Secretaria de estado de saúde envia 23ª e 24ª remessa de vacina contra covid-19 à Srs Passos:/ divulgação

PASSOS – Os 27 municípios que compõem a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) receberam nesta terça-feira, 29, as doses de vacinas contra a covid-19 enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) correspondentes às 23ª e 24ª remessas. Ao todo, foram distribuídas 35.368 doses dos imunizantes das marcas Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer, Coronavac/Butantan e, pela primeira vez, a vacina da Janssen.

O quantitativo é destinado a dar continuidade à campanha nacional de vacinação contra a covid-19, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o PNO (Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação Contra a Covid-19), do Ministério da Saúde.

Com auxílio da Polícia Militar, por meio do 12º Batalhão, o setor de imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos distribuiu aos municípios 21.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz, 4.968 da Pfizer, 7.200 da Coronavac e 1.700 da Janssen.

Conforme as orientações da SES-MG, a vacina da Fiocruz (Astrazeneca) é para aplicação da primeira dose em 30% dos trabalhadores de educação do ensino básico e da segunda dose em 79% das pessoas de 60 a 64 anos, 14,4% das forças de segurança, 2,75% de pessoas com comorbidade e portadores de deficiência permanente.

A Pfizer é destinada à primeira dose para 20% da população de rua, 100% das gestantes e puérperas sem comorbidade, 2,5% dos trabalhadores de educação do ensino básico, 70% dos trabalhadores de educação do ensino superior e 0,7% para atender necessidades estratégicas de pessoas com comorbidade, gestantes e puérperas com comorbidade e portadores de deficiência permanente.

A Janssen é para aplicação em dose única em 80% das pessoas em situação de rua, 100% dos trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e de longo curso, 50% dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e 0,306% das forças de segurança.

A Coronavac é para as doses um e dois em 3,7% das pessoas com comorbidade, gestantes, puérperas com comorbidade, portadores de deficiência permanente e 6,5% dos trabalhadores da saúde, conforme necessidades estratégicas de municípios.