Destaques Geral

SRE-Passos completa 50 anos

9 de novembro de 2020

A superintendente regional de ensino, Lael Helena Keller Souza, a instituição é importante para os municípios de toda a região. / Foto: Divulgação

Fundada em 1970, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos completa 50 anos neste domingo, 8. Para celebrar a data, profissionais que atuam no órgão preparam diversas atividades virtuais, que serão divulgadas pelo Facebook e pela página institucional da SRE, uma vez que todas as ações presenciais estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

As SREs pertencem à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e têm relação direta com as escolas. O setor é responsável por tirar dúvidas e prestar serviços ao corpo docente e discente, realizando o planejamento do ano escolar junto às instituições de ensino e oferecendo assistência necessária para que os alunos tenham acesso aos serviços oferecidos.

Segundo a superintendente regional de ensino, Lael Helena Keller Souza, a instituição é importante para os municípios de toda a região, pois respeita os direitos dos servidores e alunos, promovendo mais acesso a informações e serviços. Ela destaca que se sente grata pela oportunidade de realizar seu trabalho, já que contribui com as mais diversas esferas do ensino, desde a educação infantil até o ensino médio. Lael foi a primeira a ser indicada ao cargo por meio de processo seletivo.

Para a realização de um trabalho harmônico e de qualidade, além de conhecimento na área, é preciso que tenhamos fé, humildade e empatia para sabermos nos colocar no lugar do outro. Diferentemente do que muitos pensam, a escola não é apenas o lugar em que se aprende a ler, escrever e fazer contas, por isso, costumo dizer que um jovem sem educação é um jovem incompleto. É no ambiente escolar que os alunos entendem as formas de se relacionar com outras pessoas, se respeitar e, ao longo dos anos, percebi que o papel da escola passou a ser também de socialização, reforçando a educação que os pais devem passar em casa”, disse a superintendente.

A SRE de Passos conta com, aproximadamente, 90 servidores efetivos, designados, comissionados e terceirizados, e atende 16 municípios: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Córrego Fundo, Delfinópolis, Doresópolis, Formiga, Fortaleza de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Nestes locais, o trabalho é voltado a 60.693 estudantes, distribuídos em 248 instituições estaduais, municipais e particulares, além de sete Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).


A história

Em documento assinado pelo governador da época, Israel Pinheiro da Silva, a instituição que hoje chamamos de Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos foi instalada no município como a 16ª Delegacia Regional de Ensino. Na ocasião, abrangia 35 cidades, que hoje também se dividiram entre as circunscrições de São Sebastião do Paraíso e Divinópolis.

Na fundação, a primeira dirigente que esteve à frente da instituição foi Aleida Maia Lemos (1970 a 1971), seguida por Maria Aparecida Andrade Rosa (1971 a 1979). Logo depois veio Marilú Andrade Barbosa (1979 a 1983), Eunice José Lemos Jabur (1983 a 1999), Maria Aparecida Abreu Mackluf (1999 a 2003), Lázara Idalina de Pádua (2003 a 2011), Eunice Blanco Pereira Lima (2011 a 2015), Ricardo Medeiros Teixeira (2015 a 2019) e Lael Helena Keller Souza.