Destaques Esporte

Sorteio da Libertadores acontece nesta sexta e Cuca admite ansiedade

9 de abril de 2021

O evento deve acontecer de 15 a 21 de maio nas categorias masculino e feminino com idades de 8 anos até acima de 46. / Foto: Divulgação (Site EBC)

BELO HORIZONTE – Depois de não participar em 2020, o Atlético retorna à Copa Libertadores nesta temporada. Com o comando de Cuca, técnico campeão da América pelo clube, em 2013, o Galo tem investido na qualificação do elenco e tem tudo para ser uma das principais equipes do torneio. O sorteio dos grupos da competição é nesta sexta-feira (9), às 13h. Em 19º no ranking da Conmebol, o clube alvinegro não será cabeça de chave e está no “pote 2”.

Justamente por não ser cabeça de chave, o Galo vai cair em um grupo com pelo menos uma equipe de tradição no futebol Sul-Americano. Times do mesmo país não podem entrar no mesmo grupo. A exceção é para os que se classificarem pela pré-Libertadores. No caso do Brasil, Grêmio e Santos ainda disputam vaga na competição.

A gente fica pensando, não é, cara!? Eu estava vendo uma matéria, não lembro onde foi, que, para o brasileiro, a Libertadores é mais importante que a Copa do Mundo. Eu adoro jogar a Libertadores, eu adoro jogar com os gringos. Entre nós, então!? Pô! Quando tem os clássicos assim, é uma maravilha”, disse Cuca.

O Atlético está no ‘pote 2’ do sorteio e vai cair em um grupo com pelo menos uma equipe de grande tradição no futebol sul-americano. River Plate, Boca Juniors, Nacional, Cerro Porteño ou Olimpia estará no caminho alvinegro.

A gente tem que estar preparado para tudo. Às vezes, você pega chaves difíceis, ‘chaves da morte’, e já sai fortalecido para a sequência. Às vezes, você pega um grupo mais fraco e acha: ‘Pô, que legal, pegamos um grupo mais fraco’. E é engano! E tem uma altitude, tem diversas coisas que fazem o charme da Libertadores. Vamos esperar sexta-feira, torcer que a gente pegue uma chave boa (risos)”, finalizou o treinador.

Três times brasileiros são cabeças de chave: Palmeiras, Flamengo e São Paulo. As outras equipes “líderes” são Boca Juniors, River Plate, Cerro Porteño (PAR), Olimpia (PAR) e Nacional (URU). Além do Galo, Internacional, Defensa y Justicia (ARG), Independiente Santa Fé (COL), Racing (ARG), LDU (EQU), Universidad Católica (CHI) e Barcelona (EQU), estão no pote 2 e o Fluminense no pote 3. Os 32 clubes serão separados em oito chaves, de A até H, com quatro times em cada. Pelo sorteio, cada grupo terá um representante de cada pote, logo, equipes do mesmo pote não se encontram em grupos.