Destaques Quinta Coluna

Sobre cargos & encargos

Por Cesar Tadeu

21 de Maio de 2021

Presidência numa hora dessas? Ora, minha filha!
Presidente do Senado, o passense Rodrigo Pacheco foi o entrevistado da segunda-feira 17, em programa de uma rádio FM de Beagá. O parlamentar comentou sobre a política nos tempos da pandemia e mandou ver que não admite, “nem minimamente, a hipótese de candidatura em 2022”.

***

“Em relação a 2022, por exemplo, são as discussões que vêm sendo travadas aí, gente já se habilitando como pré-candidatos a presidente da República, ou antecipando o discurso eleitoral, eu considero que a minha posição no Senado, eu acho que Deus e o povo de Minas já me conferiram muito de assumir o Senado Federal por um Estado como Minas Gerais e assumi a presidência do Senado em apenas dois anos como senador; eu não posso sentar nessa cadeira e me permitir uma discussão de política eleitoral de 2022, sob pena de trair os meus próprios princípios”, assim falou Pacheco.

***

Disse ainda que protagonistas na República, como o presidente da Câmara, o presidente do Senado, o presidente da República e o ministro da Saúde têm que ter o “mínimo de responsabilidade” em não discutir a peleja de 2022. Mas ressaltou que, enquanto político, em algum momento vai precisar se posicionar tanto aqui nas Minas Geraes, como no Brasil, “mas isso não será agora, sob pena de sacrificar um trabalho que tenho feito diuturnamente de pacificação, de encontrar soluções”.

***

E segue a CPI da Covid investigando as supostas irregularidades do governo federal. Sobre ela Pacheco disse que sempre teve “reservas ao instituto da CPI” e pensa que CPIs, ao longo dos anos, mais serviram de palanque eleitoral “do que propriamente pra eficiência da investigação”.

Melhor seria se tais supostas irregularidades fossem investigadas “pelo Ministério Público, Federal ou Estadual, pela Polícia Judiciária, Polícia Federal, pelos órgãos de controle, como é Procuradoria Geral de Justiça, o Tribunal de Contas da União e o próprio Poder Judiciário” (…)“Até pela falta de aptidão do Legislativo para investigações dessa natureza”, segundo o presidente do Senado.

***

Rodrigo disse ainda que não deixou, em nenhum momento, de apontar o que considera errado no Governo Federal, o que, muitas vezes, tem gerado incompreensões em relação ao seuposicionamento em relação a ele.


Express Press

I Naturali é uma coleção da Laminam – de pisos e revestimentos italianos – que reproduz a pedra natural, a sua essência técnica e estética da superfície. Coleção única que garante a mesma dimensão das pedras naturais, para uma tendência mais naturalista. Como a peça Calacatta Oro Venato Lucidato, no formato 162x324cm x 12mm. Disponível na Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos de Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr Manuel Patti.

Evoé, bugrada! (e não “Avoé”, como bradou aí, nas redes sociais, um candidato local já pleiteando uma vaga para deputado nas eleições de 2022. Xô, encosto!) O diretor Maurílio Romão pôs na praça, anteontem, o edital de seleção de espetáculos para o “5º Festival Nacional de Teatro de Passos”. Em sua quinta edição o FNTP ainda será online… mas também vai estrea r o formato drive-thru, enquanto não puder aglomerar plateias, como a gente adora!

Romão manda avisar que o edital para o V FNTP ficará disponível para inscrição somente até o dia 1º de Junho, para as apresentações online! Mais uma novidade da quinta edição do “Festival Nacional de Teatro de Passos”: o evento quer falar a linguagem digital; daí, se você desenvolveu um trabalho com essa linguagem durante a pandemia, é com você que o festival está falando! Aos interessados, para não ficarem de fora, acessem www.festivalteatropassos.com saibam de tudo sobre e se inscrevam. Evoé!!!

Como sempre, o “Festival Nacional de Teatro de Passos” terá a premiação de Melhor Espetáculo. Mais outra novidade para a quinta edição: dessa vez haverá também a premiação de “Melhor Espetáculo” segundo a opinião pública! Evoé geral (e não “Avoé”, como bradou aí, nas redes sociais, um candidato local já pleiteando uma vaga para deputado nas eleições de 2022. Xô, falsiane!)

Além de peças de uma coleção cheia de bossa, estilo e acabamento impecável que faz a fama de suas coleções, a Nova D manda ver um especial kit “Sono de Seda”. Em embalagem especial para presente, contendo uma fronha de seda, uma máscara para dormir e um elástico para cabelo. Em cores e estampas variadas. Com a magia e a alfaiataria dos produtos Nova D. Sempre chiques.

E por falar em refletores… Oras que quem sabe faz a hora/não espera acontecer! Com pandemia e todos os isolamentos sociais por conta dela, a agenda do diretor Maurílio Romão mal teve tempo para um intervalo entre atos. Senão vejamos: pelos lados de sua Adesc Cultural/Trupe Ventania/Teatro Rotary de Passos, Romão contabiliza até o momento: a realização do espetáculo “Parece que foi ontem”; do “I Festival de Gestão e Produção Cultural ‘Rua em Cena” agora mesmo, em 2021;..

…ano passado teve a apresentação da primeira peça de Teatro em for-mato drive-thru – pela Trupe Ven-tania – que se tem notícia em terras brasilis; depois teve a realiza-ção,pela primeira vez on line, do “IV Festival Nacional de Teatro de Passos”; seguido por um “Leilão Beneficente” que também serviu para celebrar os 40 anos do Teatro Rotary de Passos; teve o “Festival da Criança no Teatro” (em Outu-bro) e, em Dezembro, a Mostra Contemporânea Natalina”…

…pra já, Maurílio & trupe cui-dam da pré-produção do mencio-nado “Festival Nacional de Teatro de Passos”, em sua quinta edição e da segunda edição do “Leilão Be-neficente”. Para o final do mês de Maio a trupe de Romão apresenta, como convidados, o espetáculo “Parece que foi ontem” em Poços de Caldas. Anteontem rolou um contato imediato em conversas vir-tuais com o pessoal da andarde baixo, de Juiz de Fora…

…tem mais: Maurílio Romão foi convidado para fazer a curadoria do 7° Festa – o Festival de Teatro de Araguari. E a patroa, Isabella Romão, vai falar sobre “Produção” no próximo “Tiradentes em Cena”. Ah, sim: Maurílio será jurado na mostra de monólogos em Poços.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

A agenda de cursos em forma presencial e on-line, destinados aos produtores rurais das cidades aten-didas pela regional do Senar – o Es-critório Regional 09 em Passos – continua carregadinha e bomban do. Só nesta semana foram contem pladas com esses cursos as cidades de Poços de Caldas, Iguatama, Pas sos, Machado, Paraguaçu, Carmo do Cajuru, Alfenas, Japaraíba…

…São José da Barra, Divinópolis, Muzambinho, São Sebastião do Paraíso, Campestre, Santo Antônio do Monte, Machado, Fortaleza de Minas, Tapiraí, Paraguaçu, Delfinó polis, Vargem Bonita, Andradas, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Ibiraci, Jacuí, Piumhi, Muzambi- nho, Guaranésia, Bambuí, Nova Serrana, Areado.

“Café com Personal Mineiro – online, gratuito e com certificado” é mais uma realização Mais Educa Eventos, com o apoio da Acept, a-gendada para acontecer no sábado, 29 de maio, das 8h às 12h em forma de quatro palestras. Com o pro-fessor e personal trainer Claudio Augusto Dias – o Guto; direto do Ceará, Rennê Mazza – também personal trainer; de Brasília/DF, Fausto Porto, que vem a ser uma espécie de embaixador do empreendedorismo do Personal Trainer no Brasil, é mole?..

…Para participar dessa meia-maratona de conhecimentos basta se inscrever, gratuitamente (e com direito a certificado de participação) no https://maiseducaeventos.com.br/produto/735665/cafe-com-personal-mineiro. Não entendeu nada?!? Mais informações pelo 35/9-9824-6676.

O Outono 2021 na Sangue Azul tem novas atrações. Chegaram as bolsas, mochilas, carteiras e acessórios Sergio’s. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) #sangueazul homem

Se fosse uma sigla, seria a – ou a-tenderia pela – singela CMACSFM DEBVPE. Tomou, IFSULDEMI NAS – Campus Passos?!? Mas não é uma sigla. Melhor dizendo: a sigla impossível do Conselho Mu nicipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Ma nutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação existe, mas reduzida a uma meiga Cacs/Fundeb…

…E nóis com isso, perguntariam os incautos? Oras, saibam que o tal Conselho Municipal Cacs/Fundeb acaba de ser restituído pela valo-rosa edilidade reunida na refrige-rada Câmara de Passos, dia desses, em tempo de 15ª reunião ordiná-ria. O projeto de lei nº 012, que dis-põe sobre a reinstituição do Con-selho Municipal do Fundeb, teve sua aprovação confirmada em segundo turno, em reunião extra ordinária, realizada logo após o término da ordinária. Marche!

A tempo: a Comissão de Fiscaliza ção Financeira e Orçamentária a bordo da refrigerada Câmara Muni cipal de Passos convoca e convida toda a urbi para Audiência Pública para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias/LDO do Municí pio de Passos para o ano de 2022. A audiência está agendada para acontecer no próximo 25 de maio, terça-feira, às 16h…

…Sugestões da comunidade para tal para Audiência Pública são bem vindas e podem ser enviadas por e-mail, para [email protected] marapassos.mg.gov.br ou aline. [email protected] gov.br ou, ainda, [email protected] passos.mg.gov.br

Querendo ir ali, tomar a vacina nos EUA? A Munditur pode aju dar! Em Nova York, por exemplo, no programa da prefeitura local (de lá), é aplicada a vacina Johnson, de dose única. De quebra o vacinado ganha uma série de bônus de des contos em atrações culturais, de lazer e até de transporte publico na Big Apple. Para saber mais sobre todas as regras e detalhes, fale com a equipe Munditur! Desde 1992 levando você aos melhores desti- nos, novas viagens – as melhores viagens! A Munditur está, presen- cialmente, na Rua Santo Antônio, 79. Por telefone, dial 35/3521-6373. Ou [email protected] Ou @munditurviagens

Um combo recheado com arroz doce, canjicada, feijão tropeiro e caldinho de feijão é a sugestão do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos – e a pedida para ama-nhã. Por módicos R$ 30, o combo deverá ser retirado no próprio Educandário, entre 14h e 18h30. Mais informações e tickets para o combo pelo 3521-2145, pelo 9-9253-0033, na secretaria do Edu-candário. Ou um pouco antes das missas, em banca no Santuário.

E para o outro final de semana – do domingo, 30 de maio – a soli- dária agenda gastronômico-festiva da Ardeia anota a farta “Feijoada da Santa Casa”. Um regabofe que já tem o tempero da tradição ainda será servido em sistema drive-thru neste 2021. Montado no Parque de Exposições. Ticketes para a “Feijo-ada da Santa Casa” à venda na loja AnimaVida (ao lado do HRC) ou com os colaboradores autorizados.

Só mais até a próxima terça-feira, 25 de Maio, para ver nas vitrines da Ultra Móveis Passos, a exposi-ção itinerante de troféus conquis-tados pela equipe campeã mundial – de Futsal Feminino de Passos. Nos bastidores dessa expô itine-rante, bem como à frente do Futsal Feminino campeão mundial de Passos, o técnico Vicente Campeiz.


entre um k e um outro k, Keila Silva descobre a delícia de pedalar na Avenida Sabiá


Na agenda de maurílio romão/adesc/trupe ventania não tem espaço pra pandemia!
a rima é pobre e, no caso, é uma solução


O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, e a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, encontram-se com pacheco para discutirem o cronograma da Reforma Tributária – a mais complexa de todas. para que ela seja apreciada e aprovada, sem correr o risco de errar, o caminho é a convergência, pensa o presidente Pacheco. Ontem, na Residência Oficial do Senado


A semana “CAMISAS QUE ENCANTAM” – em cartaz só mais hoje e amanhã, na Nova D – Começa com essa camisa estilosa e autêntica, perfeita para compor looks irreverentes. Experimente! Independente do estilo e da cor, a Coleção #ULTRA Nova D, tem o look perfeito para você arrasar. E Peças selecionadas, com 30% off em até 6X sem juros. No e-commerce, pelo WhatsApp ou presencialmente, na Nova D/Avenida da Moda


A família Kennedy Fonseca comemora: o filhote Matheus acaba de fazer sua estreia no gramado do Gillete Stadium in Boston/Massachusetts. Onde Matheus defende as cores (azul) do gremio-usa boston