Agronegócio Destaques

SinRural está otimista com acordo de arrendamento na Usina Itaiquara

27 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), Darlan Esper Kallas, afirma que a expectativa é otimista com o arrendamento da Usina Itaiquara pelo Grupo Ipiranga Agroindustrial. A previsão é que as atividades do grupo na unidade do município devem começar nesta próxima semana.


Você também pode gostar de: Especialistas apontam operadoras de celular com melhor custo-benefício no Sudeste

A negociação entre as empresas, que vem acontecendo há meses, foi realizada de forma privada, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Sebastião Domingos. “A gente não participou, foi uma parceria mais fechada. Semana que vem, deveremos ter uma reunião com esse novo grupo”, disse Domingos. Para o presidente do SinRural, Darlan Esper Kallas, as expectativas da instituição quanto ao arrendamento são positivas e o SinRural tem como objetivo uma futura parceria com o Grupo Ipiranga.

A nossa opinião é de respeito, de cortesia, de ter uma empresa que vem assumir uma parte grande do agronegócio do município, que emprega uma mão de obra que nós temos e uso social da terra, que nós temos muito canavial. A expectativa é de que essa empresa venha a ser parceira do município, use a mão de obra local, o comércio local e tenha um bom relacionamento com os funcionários e a sociedade. Agora, assim que normalizar a estada deles aqui definitivamente, queremos fazer uma visita e conversar com a nova diretoria e oferecer a nossa disposição como sindicato, nossos serviços e montar uma parceria”, afirmou.


Trabalhadores

Já por parte dos trabalhadores, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passos, Antonio de Paula Lopes, as demissões e acertos dos funcionários da Itaiquara ainda está em negociação e não há nada decidido até o momento.

Estamos em negociação ainda, entre sindicato, Itaiquara e Ipiranga, mas não tem nada definido. A única coisa que estamos aguardando é a posição deles em relação ao acerto do pessoal. Segunda-feira é que nós vamos ter uma posição para saber o que está acontecendo. A gente tem certeza que essa transação está tendo, que é passar a Ipiranga, que arrendou, para a Itaiquara. Estamos sabendo agora [do arrendamento], isso estava apenas entre eles. Quando chegou aos trabalhadores, é que entrou o envolvimento do sindicato. Estamos só aguardando a questão dos acertos, como é que vai ser. A gente não concorda com a proposta inicial deles”, disse Lopes.