Destaques Geral

Sindicato dos servidores públicos de Piumhi se torna regional

11 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação

PIUMHI – O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piumhi (Sempre) passa a ser regional com a autorização e o registro pelo Ministério da Economia. Além de Piumhi, o Sempre agora vai representar os servidores públicos dos municípios de Pimenta, Doresópolis, Vargem Bonita e São Roque de Minas. Em entrevista, a presidente do sindicato, Rosélia Silveira, comemorou a decisão do Ministério da Economia, do Governo Federal.

É uma decisão histórica para o nosso sindicato, que tem quase 30 anos de fundação, e o registro é um dos pré-requisitos básicos para representatividade”, disse ela.

De acordo com a presidente, há cinco anos que o trabalho do sindicato vem sendo feito em Piumhi e finalmente houve oficialização.

Isso demonstra o reconhecimento de um órgão ministerial de que o trabalho do SEMPRE de Piumhi vem sendo reconhecido, porque o registro só é concedido para o sindicato que realmente demonstra o interesse da categoria”, completou a presidente, “estamos mais fortalecidos do que nunca”.

A partir da extensão de base para os outros quatro municípios, será possível realizar o serviço de forma formal, com segurança em suas reivindicações.

Já fazemos informalmente essa assessoria para os servidores desses municípios desde 2015. Houve resistência da administração pública na atuação do sindicato por falta desse registro”, justifica Rosélia.

Segundo ela, houveram situações em que a falta de registro foi altamente prejudicial para a população de uma cidade.

Nós já tivemos sindicatos que ingressaram ações judiciais para receber o imposto sindical, e os servidores de Pimenta por exemplo, tiveram que pagar três anos de contribuição para um sindicato que nunca teve atuação na cidade”, disse Rosélia.

Ela informou que a intenção do sindicato é ser parceiro dos novos prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos, destacando que o diálogo e a harmonia são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos.

A gente já está organizando as visitas aos prefeitos e às câmeras para irmos articulando como vai ser esse trabalho”, completa, “com isso ganha não só o servidor, não só a administração ganha, mas população em geral”.