Destaques Geral

Sindicato dos Produtores Rurais cancela exposição de 2020 em Alpinópolis

17 de julho de 2020

A Expoal 2019 foi um evento que levou vários artistas e milhares de pessoas ao parque. / Foto: Jean Carlos Fotografia

ALPINÓPOLIS – A 39ª Exposição Agropecuária de Alpinópolis – Expoal, uma das principais feiras agropecuárias do Sudoeste de Minas, que seria realizada no período de 17 a 21 de julho, foi cancelada em função da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi oficialmente anunciada nesta quarta-feira, 15, pela diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Alpinópolis (Sindalp), responsável pela organização do evento.

A exposição, que é realizada de forma ininterrupta em Alpinópolis desde a década de 70, tem como destaques o torneio leiteiro, o rodeio em touros e cavalos, além de ser um dos melhores eventos do tipo de toda a região, com shows de primeira linha, sempre contando com artistas renomados.
Para a edição da Expoal deste ano já haviam sido anunciadas, desde dezembro do ano passado, apresentações de Marília Mendonça, Wesley Safadão, Gian & Giovani, Dennis DJ, Mato Grosso & Mathias e Israel & Rodolfo.

A venda dos pacotes para o evento foi iniciada em 10 de fevereiro, quando foi liberado o primeiro lote pelo preço de R$170. O sindicato anunciou que o reembolso dos valores aos que adquiriram os pacotes está previsto para acontecer a partir do dia 1º de setembro e que mais detalhes sobre a devolução do dinheiro serão dados no próximo mês.

Devido ao aumento de casos e a intensificação da propagação da doença que começava a assustar o Brasil, já havia rumores do cancelamento da Expoal desde o mês de março, quando o sindicato chegou a se manifestar e reafirmar que o evento estava mantido. Como as especulações continuavam, a diretoria se pronunciou, novamente, em maio, indicando a manutenção da festa em julho. O comunicado oficial, no entanto, somente aconteceu dois meses depois, já nas vésperas da data marcada para o início da exposição.

Por meio de nota, o presidente da entidade, José Carlos de Paula, disse que a decisão foi tomada pelos membros da diretoria em função dos perigos oferecidos pela disseminação do novo coronavírus.

Preocupados com propagação da pandemia e a incerteza do cenário atual, e por acreditar na segurança e alegria das nossas noites, optamos por não realizar o evento neste ano”.

A nota também esclarece sobre a devolução do dinheiro aos que já compraram os pacotes.

Aos que já haviam adquirido seus pacotes, estaremos reembolsando os valores a partir do dia 1º de setembro de 2020, e no próximo mês publicaremos mais informações sobre a devolução do dinheiro. Contamos com a compreensão de todos vocês que aguardam ansiosamente todos os anos por este grandioso evento”.

Por fim, a nota comunica “aos apaixonados pela Expoal”, que haverá empenho da direção para realizar uma festa inesquecível no próximo ano.

E firmamos aqui, nosso compromisso, de realizar um evento ainda mais inesquecível em 2021. Nos vemos lá”.