Destaques Geral

Sicoob lança 2º Concurso de Cafés Especiais

25 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

PIUMHI – A cerimônia de premiação do Xícara de Excelência,o segundo concurso de cafés da região das nascentes do São Francisco, aconteceu no sábado, 21. O evento foi promovido pelo Sicoob Credialto em novembro, e teve como objetivo valorizar a produção do café em cidades como Piumhi, São Roque de Minas e Vargem Bonita. Os produtores foram premiados conforme as características físicas e sensoriais especiais do café, que demonstram os cuidados durante a fase do preparo.

As etapas de prova foram nos dias 7 e 8 de novembro. Segundo Nelson Soares, presidente do Sicoob Credialto, a região de Piumhi tem cafés de excelente qualidade que precisam ser mostrados para o mundo. Ele ressalta que houve um aumento de amostras analisadas em relação ao ano passado – em 2019, foram 36 participantes e, neste ano, 56. “Melhorou o número de participantes e, também, a qualidade do café”, disse.

O piumhiense Pedro Bronzin foi o principal avaliador dos cafés e ressalta a evolução das amostras. “Vi as diferenças, o tanto que melhorou em relação ao ano passado, o tanto que foi importante o pontapé inicial do primeiro concurso”, afirmou. Ele destaca que o café especial está cada vez mais presente na mesa do brasileiro. “O consumidor está aprendendo a tomar cafés especiais e sabendo diferenciar de outros cafés”, completou.

Vencedor da categoria de café fermentado, Pedro Braz falou em nome de todos os ganhadores do concurso de Vargem Bonita. “A gente vem trabalhando ao longo dos anos para apresentar o bom café que existe aqui na região do Alto São Francisco. Eu falo para todos os produtores investirem e acreditarem no café que a gente tem aqui na Canastra, e vamos em frente”, frisou.