Destaques Geral

Senador doa exemplares da Constituição e Coletânea de Penal a dois cursos da Uemg

Por Adriana Dias / Redação

29 de Maio de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Os alunos dos cursos de Direito e Serviço Social da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – Unidade Passos receberam a doação de 1.260 exemplares da Constituição Federal e de uma Coletânea da Legislação de Penal. Os livros foram enviados pelo senador Rodrigo Pacheco para atender a todos os alunos dos dois cursos.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito e docente do curso de Serviço Social, Camilla Machado Graciano, a Universidade foi procurada pela assessoria do senador Rodrigo Pacheco que de pronto enviou 700 exemplares da Constituição Federal, editada em 2020, com número suficiente para atender aos alunos dos dois cursos e, também, aos professores. Também encaminharam 560 exemplares da Coletânea de Legislação Penal, edição atualizada até janeiro de 2020 para os alunos do Direito.

Para o diretor da Unidade Passos da Uemg, Itamar Teodoro de Faria, que é professor do curso de Serviço Social, a efetivação dos direitos e os cumprimentos dos deveres, necessariamente, passa pelo conhecimento desses mesmos direitos e deveres. Para a estudante do 5º período de Direito, a maquiadora Maraisa Proença, ter os dois exemplares físicos é muito importante.

Principalmente a Constituição Federal, porque muitos de nós alunos de escola pública não tem condições de comprar. Mesmo sabendo que existe na internet, no próprio site do Senado de forma atualizada, e também pelo Vade Mecum, mas o que tenho é de 2015, portanto, desatualizado. As edições físicas também são importantes porque podemos recorrer mesmo sem usar a internet, a qualquer tempo e lugar. E ainda podemos fazer anotações”, disse.

Outro aluno que já pegou as obras é Douglas Bernardes Lemos, também do 5º período do curso de Direito.

É de suma importância para a nossa jornada acadêmica e aprendizado. Ajuda muito, principalmente a Constituição, nova e ainda ganhamos um livro com as leis penais. Sem dúvida vai ajudar a todos, e ainda mais gratuito. Além de ser uma honra para todos nós recebermos material no qual consta – ‘com os meus cumprimentos, senador Rodrigo Pacheco’, – que é um dos políticos mais importantes da atualidade, passense como muitos de nós, onde a Uemg está inserida e, claro ele é advogado. É para todos nós uma grande referência”, disse Bernardes.

Pacheco salientou que a todo instante é preciso reafirmar o compromisso com o estado democrático de direito. “A Constituição é o limite da nossa vida em sociedade, que devemos respeitar e seguir para construirmos uma nação cada vez mais desenvolvida em todos os aspectos”, afirmou.