Cultura Destaques Geral

Semana Santa online não terá Procissão nem o Lava Pés

9 de abril de 2020

PASSOS – As tradicionais celebrações realizadas durante a Semana Santa, que teve início no último domingo, 5 com o Domingo de Ramos e prossegue até o próximo domingo, neste ano traz contornos diferentes devido à pandemia da covid-19. Por orientação do Vaticano, e na região, por pedido do bispo Dom José Lanza Neto, a reunião dos fiéis nas igrejas católicas deve dar lugar à participação durante celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais. As únicas a não serem realizadas serão a Procissão e o Lava Pés, que acontece normalmente na Quinta-feira Santa.
Conforme informou o padre da Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, Sandro Henrique de Almeida Santos, seguindo as determinações do Vaticano, a cerimônia de lava-pés, realizada na Quinta-Feira Santa para representar o momento em que Jesus Cristo lavou os pés de seus discípulos, está proibida.

Já as celebrações da Sexta-Feira Santa acontecem com gravação e transmissão aos fiéis por redes sociais. O pároco da Matriz de São Benedito, Gilvair Messias da Silva informou que na paróquia também não acontece o Lava Pés. “Mas teremos o sermão do enterro de dentro da igreja, o canto da Verônica, os tradicionais testemunhos de milagres recebidos que serão transmitidos durante a procissão, tudo transmitido pelas redes sociais”, afirmou o padre.