Destaques Geral

Sejusp realiza leilão eletrônico de veículos

20 de abril de 2021

Os veículos são originários de apreensões da polícia. / Foto: Divulgação

Dezessete veículos, entre carros, motos e caminhonetes, estarão disponíveis para arremate na próxima terça-feira (27/4), durante o 3º leilão eletrônico de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas, promovido pela Secretaria de Segurança Pública (Sejusp).

Um Jeep Compass, uma caminhonete L200 Sport 4×4 e um Chevrolet Cruze, ano 2011, são os destaques desta edição. Os lances já estão abertos e podem ser feitos pelo link: https://cutt.ly/4vUwKVv. No site também é possível conhecer os veículos e ver os lances que já foram dados.

Os itens podem voltar à circulação e têm direito à documentação. Quem arremata é isento de multas, encargos e tributos anteriores à aquisição. Já os bens alienados como sucatas irrecuperáveis só podem ser adquiridos por empresas de desmonte ou reciclagem, devidamente credenciadas em órgãos de trânsito.

Projeto

A iniciativa faz parte do projeto Esforço Concentrado para a Redução dos Bens Aguardando Destinação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Sejusp.

“Esses leilões são de bens apreendidos devido ao tráfico de drogas, que se transformam, posteriormente, em recursos que retornam para as políticas de enfrentamento e prevenção à criminalidade e ao tráfico”, explica a subsecretária de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, Andreza Gomes.

Os valores são utilizados especialmente para ações de redução da oferta e da demanda, campanhas, estudos e capacitações relacionadas às drogas. São também aplicados na própria gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, órgão gestor do fundo.

No último leilão, realizado no mês de março deste ano, R$ 174,6 mil foram arrecadados com a venda de 24 veículos.

Cadastro

Para participar do leilão, é necessário realizar cadastro no site do Leiloeiro Público Oficial. Em prevenção à pandemia de covid-19, os lances serão realizados apenas de forma virtual, da mesma forma que os leilões anteriores. Outras informações no edital, disponível em: https://cutt.ly/dvPicQ3.