Destaques Política

Secretários fazem reunião com vereadores em Passos

Por Mayara de Carvalho / Redação

11 de fevereiro de 2021

A Comissão, presidida pelo vereador Maurício Silva, recebeu Michela Ribeiro, secretária de Esporte, Lazer e Juventude; Jane Hespanhol, secretária de Educação; e Pedro Paulo da Silva, secretário da Cultura e Patrimônio Histórico. / Foto: Divulgação

PASSOS – A primeira reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, da Câmara Municipal de Passos, foi realizada na terça-feira, dia 9. A Comissão, presidida pelo vereador Maurício Silva, recebeu Michela Ribeiro, secretária de Esporte, Lazer e Juventude; Jane Hespanhol, secretária de Educação; e Pedro Paulo da Silva, secretário da Cultura e Patrimônio Histórico.


Você também pode gostar de: PC prende 7 e desarticula organização criminosa

Integrada também pelos vereadores Dirceu Soares e Edmilson Amparado, a Comissão nessa reunião de trabalho contou com a presença dos outros oito vereadores, ouviu planos de trabalho dos secretários municipais.
As falas, que tiveram início às 14h48, se estenderam por quase três horas. Fizeram questionamentos: Aline Macedo, Alex Bueno, Francisco Sena, Michael Silveira, Plínio Andrade, além dos membros integrantes da Comissão.

De acordo com Michela Ribeiro, a secretaria tem feito um levantamento sobre a situação de quadras e parques na cidade e a intenção é desenvolver projetos com atividades físicas nos locais. O vereador Maurício Antônio da Silva questionou sobre o Estádio Municipal Starling Soares. Segundo ele, o local está sob jurisdição da pasta da Educação, o que dificulta a utilização. Michela disse que existe um processo administrativo que não foi terminado, mas, quando for finalizado, será enviado à Câmara para que o Starling possa voltar ao Esporte.

Sobre o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), projeto que está em implantação desde 2014 e deve ser usado para formação de atletas em áreas de vulnerabilidade, Michela disse reconhecer a necessidade de tentar solucionar a paralisação das obras.

Temos 10 meses para resolver a situação e não perdermos mais essa verba. Para isso, temos contato com a Secretaria de Obras que está fazendo um remanescente para dar continuidade no empreendimento”, contou.

Jane Hespanhol, secretária municipal de Educação, foi a segunda a conversar com os membros da Comissão de Educação, Saúde, Desporto e Lazer. Durante a apresentação, Hespanhol revelou que ainda não há previsão de volta às aulas presenciais. No próximo dia 18, as aulas retornam em sistema remoto. Segundo Jane, há R$2 milhões em caixa para adaptar as escolas municipais.

Estamos com essa verba desde o ano passado, agora estamos correndo contra o tempo porque sabemos que processo de licitação costuma demorar”, disse a secretária.

O último a participar foi o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Pedro Paulo da Silva.

Temos cerca de 2 mil artistas, superficialmente falando, em Passos. Estamos fazendo um cadastro oficial de pessoa física ou jurídica para termos o mapa cultural de nossa cidade”, disse. Segundo ele, não haverá celebração da Paixão de Cristo nem desfile no aniversário da cidade, 13 de maio.