Destaques Geral

Secretário nacional da Pesca visita Capitólio

Por Adriana Dias / Redação

3 de novembro de 2021

O prefeito Cristiano Gerardão recebeu na secretaria municipal de Educação o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior./ Foto: Divulgação.

CAPITÓLIO – O secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, esteve em Capitólio no último dia 29 para uma palestra na Secretaria de Educação sobre pesca no Lago de Furnas. A família do palestrante é produtora de sardinha no Rio de Janeiro e ele usou a experiência sobre o assunto e apresentou propostas para a região de Capitólio. Participaram 25 pessoas ligadas ao turismo e comércio.

De acordo com o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, o Cristiano Gerardão, o secretário vem buscando fazer várias melhorias, sendo que uma delas é a informatização do sistema de licenciamento, títulos da União e concessão da exploração de águas da União.

“Estão informatizando e melhorando por meio de decretos e leis visando a desburocratização para o pescador e para o piscicultor. Seif Júnior falou sobre a concessão de títulos em 2018 e 2019, sendo que foram emitidos apenas 44 títulos de águas da União para piscicultores. Agora em 2020 foram mais de 350, e em 2021 é ultrapassar os 500. Aumentar ainda mais a liberação de carteirinhas da pesca para os produtores. Numa tentativa de descriminalizar a pesca no Brasil”, disse Gerardão.

Ainda conforme explicou o prefeito, o secretário se comprometeu a voltar em fevereiro de 2022 para trazer os títulos a todos os piscicultores do Lago de Furnas que solicitarem o documento.

“Vamos promover um grande evento neste momento quando da entrega destes documentos”, explicou o chefe do Executivo.