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Secretaria divulga cadastro digital

4 de julho de 2020

Foto: Site EBC

PASSOS – Para determinar a distribuição do fundo emergencial para a classe cultural de Passos, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, divulgou um cadastro que visa levantar informações sobre o campo de atuação de cada artista. As inscrições ficarão arquivadas em um banco de dados, que servirá para disponibilizar recursos e propiciar parcerias a profissionais e empresas do ramo.

O secretário da pasta, Carlos Jorge Ribeiro, conhecido como Caju, diz que o principal objetivo é melhorar as condições de trabalho no município.

Temos vários planos para suprir as necessidades neste momento em que os eventos estão suspensos. É fato que esta é uma questão pública e que leva mais tempo que qualquer iniciativa privada, mas com o registro será possível definir as próximas ações”, destacou.

Em uma carta pública, o Movimento dos Artistas de Passos (Mapa) solicitou a criação de políticas públicas urgentes de remuneração aos que produzem conteúdos na esfera cultural. A prefeitura reconheceu o documento e informou que está em andamento a criação de um edital chamado “A Cultura Cura”, que tem passado por correções para atender o maior número possível de pessoas. As inscrições registradas no banco de dados servirão para determinar quem deve receber o benefício do fundo municipal.

Com a aprovação da Lei Federal número 1075/2020, que recebeu o nome do compositor e cronista brasileiro Aldir Blanc, os profissionais devem ter suas atividades remuneradas durante três meses por meio do auxílio emergencial no valor de R$ 600. O fundo do governo será destinado às prefeituras, que devem fazer o repasse aos artistas. Os contemplados serão definidos diante das informações fornecidas no cadastro municipal.

Ainda vamos receber as instruções para remunerar nossos artistas, mas é preciso que todos saibam que o envio das inscrições é fundamental para participar de qualquer processo, seja do fundo nacional ou municipal. Se tudo ocorrer como está planejado, em agosto as pessoas já começam a receber”, anunciou Caju.

A Os interessados em efetuar o cadastro devem solicitar o link de inscrições virtuais pelo e-mail sec.culturapassos@gmail.com ou realizar um agendamento para entregar os documentos presencialmente. O arquivo estará disponível até o dia 31 de julho e qualquer tipo de dúvida pode ser esclarecida pelo telefone (35) 3522-7050.