Destaques Turismo

Sebrae quer especialista em turismo religioso para Cássia

Por Adriana Dias / Redação

17 de março de 2021

As lideranças percorreram o canteiro de obras, conhecendo detalhes do projeto. / Foto: Divulgação

CÁSSIA – O presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o paraisense Carlos Melles, do Democratas, informou, durante a visita às obras do Santuário de Santa Rita, em Cássia, no último sábado, 13, que por meio da regional Centro-oeste e Sudoeste da entidade, está iniciando ações em parceria no município. Dentre elas, a contratação de um consultor especializado em turismo religioso no Brasil – que já prestou serviços para CNBB –, que fará um plano tático e acompanhamento do grupo durante todo o ano de 2021.


Foto: Divulgação

Você também pode gostar de: Geração de emprego aumenta 80% na região em janeiro de 21

Ainda conforme Melles, que foi recebido pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que idealizou e está construindo o empreendimento com recursos próprios, há também a construção do plano de marketing do santuário para captação de novos parceiros, a reformulação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), capacitação das empresas do segmento de turismo, e a contratação de um especialista para apoiar na estruturação da área comercial do santuário.

Além de Paulo Flávio, o ex-ministro Carlos Melles contou com a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antonio Carlos Arantes. Todos foram recebidos pelo Prefeito de Cássia, Rêmulo Carvalho Pinto, o Reminho e pelo Secretário de Turismo, Diego Borges.

As lideranças percorreram o canteiro de obras, conhecendo detalhes do projeto, que chama a atenção pela grandiosidade do espaço para acolher os fiéis, como também pela proposta do empreendimento em ser indutor de desenvolvimento no município de Cássia e região, especialmente por meio do turismo religioso e de lazer, aproveitando também a proximidade e as potencialidades do Parque Nacional da Serra da Canastra e os lagos artificiais de Furnas e Peixoto.

Templo será maior do mundo dedicado à santa

Foto: Divulgação

Segundo informou o empresário, este é o maior santuário do mundo dedicado à Santa Rita. O templo está sendo erguido em Cássia e após a conclusão será realizada a doação para a Mitra Diocesana de Guaxupé, que ficará responsável pela administração da igreja e do seu entorno.

Na visita o empresário Paulo Flávio e o prefeito Reminho colocaram em pauta a necessidade da construção de um acesso rodoviário de 6 km, interligando a rodovia MG 344 à região do Santuário. A previsão é que o atrativo religioso atraia milhares de fiéis de todo o país para Cássia, causando um fluxo de automóveis e ônibus que as vias urbanas do município não comportariam.

Na esteira do intenso movimento de fiéis, as lideranças vislumbram a oportunidade da exploração turística e, para tanto, já se preparam com o apoio do Sebraena formulação de plano municipal de turismo para Cássia.

Tivemos a honra de receber o presidente nacional do Sebrae Carlos Melles e o deputado Antonio Carlos, e quero dizer que estou muito satisfeito, porque o Santuário começou a tomar as suas dimensões. É muito bom ter o envolvimento de pessoas especiais e de alto nível, que estão apoiando a obra para o bem de todos”, disse o empresário Paulo Flávio, confirmando que o santuário será inaugurado no dia 22 de março de 2022.

Aliado do governador Romeu Zema, o deputado Antonio Carlos será portador de uma solicitação para a construção da alça viária de acesso ao Santuário. No interior do templo, foi gravado um vídeo com falas de Paulo Flávio, prefeito Reminho, Carlos Melles, e do próprio Arantes, sensibilizando o governador para a importância do investimento para o desenvolvimento.

Estou muito feliz e até emocionado, eu sonhava estar aqui com o Paulo e o Reminho conhecendo esta obra fantástica, não só pelo tamanho, mas pela qualidade e pelo que vai representar em termos de turismo, especialmente o religioso, que é transformador e abre perspectivas para outros tipos de turismo. É um baita presente, o Paulo é um homem de Deus e faz isso com maestria, aqui está a expressão de Santa Rita, e o Sebrae está junto, apoiando”, pontuou Carlos Melles.

O novo Santuário de Santa Rita está com obras adiantadas no município de Cassia, sendo construído em uma área de 150.000m², com 100.000m² de construções, tendo estacionamento para 200 ônibus, 1.000 carros. A igreja com 7.000m² tem capacidade para 5.000 fiéis sentados.

Também tem uma casa para os padres, réplica da Casa de Santa Rita, praça de alimentação, centro comercial com 48 lojas, jardins e etc. Perguntado sobre o valor do investimento, o empresário diz que se trata de um presente, e por isso não se fala em valor. Mas estimativas apontam o investimento aproximado de 7 milhões de dólares, em torno de R$42 milhões.