Destaques Geral

Santa Casa de Alpinópolis realiza 30 cirurgias de catarata

Felipe Musuraca / Especial

24 de julho de 2021

procedimento foi uma ação entre a Prefeitura de Alpinópolis, o hospital, e o cislagos

ALPINÓPOLIS – No dia 30 de junho, a Santa Casa de Alpinópolis realizou 30 cirurgias de catarata. Os procedimentos foram feitos por meio ação conjunta entre o Departamento Municipal de Saúde e o hospital.

De acordo com o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, as operações foram planejadas desde o início de sua gestão.

“As cirurgias de cataratas, bem como as demais cirurgias eletivas, vem sendo planejadas desde o início de nosso mandato, pois encontramos uma grande demanda de procedimentos represados”, disse.

Segundo ele, a realização de cirurgias eletivas foram interrompidas em decorrência da pandemia de covid-19.

“Iniciamos nosso mandato com a realização de algumas cirurgias eletivas, porém, com o alto índice de contaminação da covid-19 na cidade, tivemos que parar as operações”, afirmou.

As cirurgias foram realizadas por meio de uma parceria entre o município o, Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cislagos).

“Para a realização das cirurgias, utilizamos de recursos próprios oriundos de um convênio que o município possui com o Cislagos. Estamos aguardando um parecer favorável do controle da covid-19 para, consequentemente, realizar vários outros procedimentos eletivos almejados por nossos munícipes. Este tipo de ação vai de encontro com aquilo que preguei desde sempre, que seria um prefeito que cuidou das pessoas. Acredito que essa seja a minha função”, disse.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o número de cirurgias de catarata realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dobrou nos últimos dez anos no Brasil. Em 2019, foram realizadas cerca de 601 mil cirurgias de catarata, doença ocular que mais afeta a população brasileira.