Destaques Moda

Sacoleiras em versão hi-tech

Por Wagner Penna / Da Redação

8 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

Na semana passada, falamos aqui que a moda no pós-vírus terá novos canais de distribuição – além do e-commerce. Pois a criatividade brasileira parece ter inventado algo que é uma mistura de dois canais, um tecnológico e outro físico e bem personalizado. A saber: o fato é que lojistas de várias regiões passaram a mostrar o que tinham na loja via internet e, em seguida, levaram os produtos escolhidos na casa da cliente. Para adoçar a pílula, tudo acomodado em malas lindíssimas e com mimos especiais para a cliente – como perfumes e acessórios.

Em outras palavras, é a volta da antiga sacoleira – só que com uma linguagem mais moderna. Onde a idéia deu certo, as lojistas não querem mais saber de espaço físico para vender – porque é muito oneroso. Daí, logo teremos o efeito Jequiti se multiplicado por milhões e a moda ganhando uma oportunidade de se transformar, crescer e aparecer. Amém!

VAIVÉM

Os reflexos da pandemia estão indo muito além do que se imaginava. A saber: as inscrições de alunos estrangeiros nas grandes escolas de moda do mundo (situadas em Londres ou Milão, por exemplo) estão diminuindo, porque o medo de viagens e contágio futuro espantou os potenciais alunos. A maior queda foi entre os alunos chineses.

O circuito da moda mineira vai retomando suas atividades para o verão. Uma passada pelas marcas, indicou que o número de

peças por coleção foi reduzido, os modelitos são mais comerciais e práticos. Mais ainda: os lançamentos continuam marcados para o período agosto setembro nas confecções que trabalham com pronta-entrega . Já os pedidos antecipados, inexistem.

PONTO FINAL

O isolamento social acabou por transformar a maneira de se ver a moda. O fato é que fotógrafos amadores e profissionais aproveitaram o ócio para inventar séries sob vários ângulos. Teve modelo se autofotografando, teve gente vestindo meninas com roupa de adulto, teve gente fazendo protesto com foto de moda – e muito mais. É o mundo novo surgindo, a partir da covid-19 e fazendo a turma fashionista ver algo além do glamour.

Foto: Divulgação