Destaques Geral

Saae suspende leitura de hidrômetros dentro de imóveis para evitar covid

Por Adriana Dias / Redação

21 de janeiro de 2021

Segundo Esmeraldo pereira dos santos, diretor do Saae, cerca de 10% dos mais de 42 mil medidores de consumo de água em Passos ficam dentro das residências. / Por Ézio Santos

PASSOS – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos informou na tarde desta quarta-feira, 20, que tomará uma série de medidas para combater a pandemia do novo coronavírus. Dentre elas, e, por força do decreto municipal da última terça-feira, 19, voltando Passos para o Programa Minas Consciente, a leitura dos hidrômetros só será feita nas residências em que o equipamento fica do lado de fora. Nos demais imóveis, serão realizadas estimativas pelos últimos três meses de consumo.


Você também pode gostar de:

De acordo com o novo diretor do Saae, Esmeraldo Pereira Santos, cerca de 10% dos mais de 42 mil medidores de consumo de água em Passos ficam dentro das residências. Segundo ele, estes consumidores podem ficar tranquilos que não devem ter nenhum prejuízo financeiro.

Nossa decisão de não entrar nas casas dos consumidores foi tomada no sentido de evitar o contato entre a população e os leituristas. Para os consumidores que têm os registros dentro das casas, as leituras serão feitas por estimativa de consumo. Se os relógios forem na parte externa, os servidores farão a medição normalmente. E podem ficar tranquilos que se alguma estimativa ficar a maior, o mês seguinte, quando voltar a leitura normal, o valor será recalculado”, disse Santos.

Ainda conforme o diretor da autarquia, o momento exige responsabilidade e serenidade na tomada das decisões.

O Saae tem um papel fundamental no combate ao coronavírus, e na preservação da vida da população, uma vez que é prestadora de serviço essencial e produz a primeira linha de defesa para os cidadãos: a água. A princípio, serão 12 dias com a leitura desta forma, e, caso a administração adie o decreto, tomaremos a mesma medida. Esperamos muito que a população entenda, tenha compreensão de que o momento da pandemia exige que todos façamos a nossa parte”, salientou.

Questionado se os leituristas fazem o serviço de leitura todos os dias, Santos explicou que o procedimento é realizado por zonas.

Cada leiturista tem uma área da cidade e faz em determinados dias da semana, portanto, o Saae trabalha com leitura de água de segunda a sexta-feira. Caso alguém esteja fazendo alguma reforma na residência e queira colocar o relógio com o visor de leitura para o lado externo da casa, o Saae agradece, pois facilita a leitura. Mesmo sendo poucas residências, cerca de 4 mil, ainda assim são muitos consumidores. E tem um outro fator que são os animais que, em alguns casos, atacam os leituristas ou casas em que as pessoas trabalham o dia todo e não temos acesso. Para os consumidores que queiram fotografar o relógio com a medição, podem encaminhar a imagem para o telefone Whatsapp (35) 3529-4260”, finalizou Esmeraldo Santos.