Destaques Geral

Saae de Passos e do Glória estão há um ano sem cortes

Por Adriana Dias / Redação

20 de março de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Com o anúncio nesta semana do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sobre a suspensão de cortes de fornecimento de energia elétrica e água para famílias de baixa renda, a reportagem da Folha apurou que em Passos e São João Batista do Glória a medida para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) já havia sido tomada mesmo antes desta decisão pelas duas autarquias. Inadimplência não supera 10%.

A medida tem o objetivo de amortecer os impactos econômicos do mais recente endurecimento da quarentena no Estado. E, de acordo com o Diretor do Saae, Esmeraldo Pereira Santos, a autarquia não está realizando cortes.

Nós recebemos um pedido da Câmara Municipal de Passos que enviou requerimento neste sentido. Não realizaremos cortes, apesar de sermos autorizados pela agência reguladora, assim como outros municípios a fazer os cortes”, informou.

Questionado sobre a inadimplência, Santos confirmou que nestes últimos 12 meses de pandemia, dos quais não foi realizado nenhum corte do serviço, existem usuários que há mais de um ano não pagam as contas e não tiveram o serviço suspenso.

Entendemos a fragilização da população neste momento difícil pelo qual estamos todos passando e o Saae tem que ser solidário. Vamos tentar conviver com essa inadimplência, mas logo passe a pandemia vamos voltar a restabelecer os cortes”, afirmou.

Falta de água

Sobre a falta de água, Esmeraldo informou que, com a inauguração da obra de quase R$1 milhão, que era a interligação de um tanque de contato, que tem como objetivo de melhorar a qualidade da água na adição do cloro para a desinfecção da água, era para ter ficado pronto na quarta-feira, 17, mas houve um rompimento de uma base de concreto.

Conseguimos terminar na quinta-feira, e nesta sexta-feira, 19 tivemos outro imprevisto, o rompimento de uma adutora no local e desde às 12h o sistema está sendo restabelecido. Temos apenas o Vila Rica sem o fornecimento de água e Eldorado um problema que já estava sendo resolvido no final da tarde. Neste sábado esta situação já deve ser parte de um passado. Que não queremos nem lembrar, pois causa reclamação e com razão na reclamação, mas a obra é visando melhorias e na prestação de serviços”, afirmou Santos.


Glória

O Diretor do Saae de São João Batista do Glória, Ezio Inácio da Silva disse entender que está é uma situação complicada, mas, que mesmo assim a autarquia optou em 2020 pela suspensão dos cortes.

Com relação à inadimplência, o número é algo, o que nos preocupa, pois o Saae tem as despesas para arcar e a arrecadação tem caído. Iniciamos uma obra no final de fevereiro, um novo reservatório, uma vez que o atual não atende mais as necessidades da população. Temos que trocar as bombas da captação de água que deveriam ser trocadas em 2016 e estão operando até hoje, o que tem gerado muito problema. Se desligamos a bomba para manutenção por no máximo 1 hora a cidade fica sem água”, informou Silva.