Destaques Geral

Saae constrói 2º reservatório em São João Batista do Glória

Por Ézio Santos / Especial

22 de outubro de 2020

Glória possui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operando diariamente desde 2015. / Foto: Divulgação

S. J. B. GLÓRIA – A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) anunciou, na semana passada, a construção do segundo reservatório em São João Batista do Glória, que ficará no complexo da autarquia localizado no alto do bairro Jardim Planalto. Com capacidade para 690 mil litros, o Saae vai investir R$ 605 mil na obra, que deve ter início tão logo encerre o processo licitatório público – a abertura das propostas será no dia 3 de novembro. A previsão para a conclusão dos trabalhos é de cinco meses.

O primeiro e principal reservatório de água potável construído pelo Saae na cidade, há 47 anos, suporta 280 mil litros e vai continuar em funcionamento. Anos depois, um elevado de 50 mil litros aumentou a capacidade de distribuição à população.

“Com nossos recursos, agora será edificado no mesmo local esse de 690 mil litros. Acredito que o reservatório vai garantir água tratada para todo o perímetro urbano ao menos pelos próximos 50 anos, mesmo com número de residências aumentando constantemente. Por ser um município turístico, a quantidade de visitantes se eleva bastante nos feriados, férias trabalhistas, escolares, fins de semana e, consequentemente, o consumo de água também. A partir do início de 2021, serão 1,02 milhão de litros distribuídos diariamente a todas às ligações domiciliares”, afirmou Raquel Amaral Batista Cruz, diretora da autarquia.

A Estação de Captação se localiza na margem do Rio Grande – são dois aparelhos bombeando água direto para a Estação de Tratamento no Jardim Planalto. Um outro semelhante é usado apenas em casos de emergência. Segundo Raquel, a cidade possui cerca de 3,2 mil hidrômetros instalados na região central e nos bairros Cohab, Novo Horizonte, Maria Rosa, Jardim das Acácias, Residencial Rio Grande, Alto da Glória, Planalto e Maria do Vadico. O valor da tarifa mínima para quem consome até 15 mil litros por mês é R$ 29,16. O último reajuste ocorreu em 2018 e haveria aumento de 6% no primeiro semestre deste ano, mas em razão da pandemia do novo coronavírus, foi adiado para 2021.


ETE

Glória é um dos municípios da região que possui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operando diariamente desde 2015. É uma unidade do sistema de saneamento que recebe especificamente as cargas poluentes do esgoto e devolve o efluente tratado a corpos d`água como rios, reduzindo os eventuais impactos ambientais que poderiam ser causados sem o devido tratamento. Está localizada a menos de três quilômetros da praça Etelvina Gomes dos Reis. Toda água trata é lançada em um pântano, ou brejo, bem próximo da ETE, que favorece o desenvolvimento de uma vegetação nativa e peculiar.