Destaques Geral

Ricardo Vilela assume como novo presidente do Sicoob Credialp

4 de Maio de 2020

O contabilista Ricardo de Legório Vilela será o presidente do conselho administrativo pelos próximos quatro anos

ALPINÓPOLIS – Na última semana, foi empossado como novo presidente do conselho administrativo do Sicoob Credialp o contabilista Ricardo de Legório Vilela. Ele assume o cargo após quase três décadas de gestão de sua antecessora, Margarida Maria Alacoque, de quem foi vice-presidente e conselheiro. A eleição aconteceu durante uma assembleia geral realizada no último dia 24 de abril e, por haver apenas uma chapa concorrendo, a votação se deu pelo sistema de
aclamação.

Ricardo Vilela é cooperado há mais de duas décadas e está iniciando o seu quarto mandato no Conselho de Administração do Sicoob Credialp, porém, pela primeira vez como presidente. Já foi conselheiro em duas gestões anteriores e assumiu a vice-presidência durante a última.

A Assembleia Geral Ordinária que elegeu a nova diretoria foi realizada no dia 24 de abril, no Teatro São Paulo, em Alpinópolis, atendendo a orientações preconizadas pela Instrução Normativa DREI Nº 79, do Ministério da Economia. A cerimônia seguiu todas as restrições impostas por órgãos de saúde devido à pandemia do coronavírus.

Além de Ricardo Vilela, também foram eleitos o empresário José Bernardino Vilela, como vice-presidente, e Alex César de Assis Mendonça, Antonio Luiz da Silva, Dativo Alves Campos Júnior e Guilherme Eliazar de Carvalho Silva, como conselheiros. A equipe assume as funções assim que o Banco Central fizer a homologação dos nomes nos respectivos cargos.

Situação

O presidente eleito afirma que recebe a cooperativa de crédito em boa situação financeira, realidade que atribui ao trabalho de sua antecessora, Margarida Maria Alacoque. Diz ainda que pretende aplicar, no decorrer de seu mandato, técnicas administrativas modernas que exigirão mudanças, principalmente após esse período de pandemia. “Margarida fez uma gestão marcada pelo sucesso nas atividades, quanto a isso não resta a menor dúvida. Assumo a instituição em boas condições financeiras, porém em uma época difícil, na qual a economia passa por mudanças muito radicais, devido ao coronavírus.

O que vem pela frente é imprevisível, por isso teremos que adotar medidas austeras para não comprometer a estrutura da cooperativa. Será necessário atender às expectativas do mercado e, em função dessa crise gerada pela pandemia, fazer várias mudanças administrativas, principalmente no dia diz respeito às despesas mensais”, ponderou.

Crente na força deste ramo do cooperativismo, o qual acredita ser um grande fortalecedor do poder de crédito no Brasil e instrumento que permite baixar custos de produção, o novo mandatário diz que, ao final de seu mandato, deseja ser lembrado como um dirigente que acreditou em pessoas e contribuiu para o desenvolvimento local e regional, sobretudo no que diz respeito ao crescimento dos cooperados.

“Gostaria de ser lembrado como um presidente que investiu muito na qualificação dos colaboradores, gerou bons resultados para a cooperativa e, consequentemente, para os cooperados, além de alavancar desenvolvimento de Alpinópolis e região, principalmente das cidades onde a instituição conta com postos de atendimento”, concluiu.

O Sicoob Credialp possui, além da sede em Alpinópolis, postos de atendimento em São José da Barra, Conceição da Aparecida, Bom Jesus da Penha e São Pedro da União. A instituição conta com, aproximadamente, sete mil associados e mantém 81 trabalhadores ativos em seu quadro de funcionários.