Destaques Do Leitor

Renda cidadã

5 de novembro de 2020

Bolsonaro plagia Lula objetivando apoio eleitoral em relação ao Bolsa-Família e ao possível Renda Cidadã. Agir assim não é correto. Pode e deve melhorar. Além de dar o peixe, é preciso ensinar a pescar. Que ajude, mas por tempo limitado, digamos por um ou, no máximo, dois anos, e, paralelamente, instruir todos os beneficiados por líderes regionais (às vezes com intercâmbio), Sesc e Senai, para aprender algo como artesanato ou outra atividade. A forma atual é uma humilhante modalidade de esmola, uma singular compra de votos, enquanto o certo é dar o auxílio e propiciar o aprendizado para, de maneira digna, com o próprio trabalho, obter o ganho para o sustento.”

Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha/ES


Segunda onda

É extremamente preocupante a segunda onda do coronavírus que vem com força total na Europa, e não é somente pelas consequências na economia mundial. Mais importante que isso é que vários governantes, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, já afirmaram que a nova onda será pior do que a primeira do ponto de vista sanitário. Enquanto isso, no Brasil, há uma noção equivocada de que os números da pandemia são auspiciosos. Engano: embora estejamos longe do pico trágico de 1.200 mortes diárias, a média atual diária móvel de 409 mortes não pode ainda ser considerada auspiciosa.

O País precisa se preparar para uma eventual segunda onda, que não sabemos se vai acontecer, mas é uma forte possibilidade. A tese da sazonalidade – a proximidade do inverno no Hemisfério Norte favoreceria a disseminação do vírus, enquanto no Hemisfério Sul aconteceria o contrário – é plausível, mas é uma suposição que ainda precisa ser comprovada. Não seria má ideia se o governo começasse a restringir a entrada de cidadãos europeus no Brasil. Além disso, ao invés de alardear uma vacina que nem existe, melhor seria enfatizar a importância da continuidade do uso das máscaras e do distanciamento social.

Luciano Harary – São Paulo/SP