Destaques Geral

Renatinho anuncia compra de 200 mil cápsulas de cloroquina

22 de Maio de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – O Prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, anunciou nesta quinta-feira, 21, a compra de 200 mil cápsulas de medicamento à base de cloroquina e hidroxicloroquina, além de azitromicina, para o tratamento de pacientes com covid-19. O chefe do Executivo fez o comunicado após reunião com uma comissão médica e com o Comitê Gestor da Covid-19. O custo total da compra está orçado em R$300 mil. Segundo informações da Prefeitura, o município tem 11 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Com o protocolo editado pelo Governo Federal para uso da cloroquina, a Prefeitura de Passos informou que o município vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde e já está trabalhando para adquirir os medicamentos.

A cloroquina, no entanto, não será distribuída indiscriminadamente. Conforme informou o Secretário de Saúde, Antônio Donizetti, a entrega será feita sob criteriosa avaliação.

O paciente precisará passar por uma criteriosa avaliação através de um profissional médico, que vai decidir se o precisará ou não tomar o medicamento, dependendo do estado de saúde ou de outras doenças. Nesse caso, o paciente deverá assinar um termo, onde declara estar ciente de que o remédio não possui eficácia comprovada cientificamente”, informou o Secretário.

A Prefeitura ressalta que o novo protocolo do Governo Federal mantém a necessidade do paciente autorizar o uso da medicação. O termo de consentimento, que deve ser assinado pelo paciente, enfatiza que não existe garantia de resultados positivos e que não há estudos demonstrando benefícios clínicos.

O documento afirma, ainda, que o paciente deve estar ciente que a cloroquina pode causar efeitos colaterais que podem levar à disfunção grave de órgãos, além do prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até mesmo ao óbito.

Autorizei ao secretário de Saúde, Antônio Donizetti, a comprar mais medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina, medida que atende o novo protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde. Concedi ainda a compra da azitromicina para compor o coquetel”, declarou o Prefeito.

A administração salienta que será realizada uma investigação específica da efetividade da droga, em nível de trabalho científico, demonstrando a efetividade do uso da cloroquina.