Destaques Geral

Região ultrapassa mil mortes pela covid-19

Gabriella Alux/ Especial

10 de junho de 2021

ps municípios pertencentes a SRS de passos somaram 1.008 mortes em decorrêcnia da Covid-19 Foto: Divulgação

PASSOS – Nesta quarta-feira, 9, os municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos atingiram 1.008 mortes em decorrência da covid-19. Os nove óbitos a mais que o registrado até terça-feira ocorreram em Passos (quatro), São Sebastião do Paraíso (dois), São Roque de Minas (um), Itaú de Minas (um) e Jacuí (um). Passos lidera o ranking de vítimas de infecção pelo novo coronavírus, com 246 mortes, seguido por Paraíso (205), Piumhi (63), Carmo do Rio Claro (44), Monte Santo de Minas (43) e Cássia (41).

A secretária de Saúde de Passos, Priscila Soares Corrêa Faria, afirma que estão sendo feitos todos os esforços para conter a transmissão do vírus entre a população.

“Nos últimos sete dias, tivemos uma ligeira queda nos dados de notificação e nos casos positivos, mas os óbitos, infelizmente, ainda apresentam um alto número. Estamos em uma situação de alerta, com medidas restritivas, de acordo com o atual decreto municipal, para tentar conter a aglomeração e circulação de pessoas e evitar a transmissão do vírus”, disse.

Segundo Priscila, algumas das medidas que a administração tem adotado é manter as unidades da atenção primária em atendimento às pessoas com sintomas, principalmente em disponibilizar testes de antígenos para a verificação de contágio em suspeitas de covid e de isolamento. De acordo com a secretária, a cidade conta com a Brigada de Enfrentamento à Covid, que faz a fiscalização nos comércios e demais estabelecimentos para cumprimento aos decretos e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está equipada para atender pacientes devido à falta de vagas na Santa Casa de Misericórdia de Passos no momento, principalmente em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A prefeitura também está transferindo pacientes, seguindo a Central de Regulação de Alfenas, para outros municípios por conta da falta de leitos.

De acordo com o diretor técnico da UPA, Flávio Ferreira, a unidade está com 14 pacientes internados e aguardando vagas, mas nenhum em estado grave ou entubado. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Santa Casa, todos os 50 leitos da UTI Covid-19 estão ocupados e 40 dos 45 leitos da Enfermaria Covid-19 estão com pacientes e outros três estão interditados para isolamento de casos suspeitos.

Passos reedita decreto

A Prefeitura de Passos reeditou, nesta quarta-feira, 9, o horário de circulação de pessoas e os dias de funcionamento das atividades religiosas do último decreto, que entrou em vigor ontem. O novo decreto proíbe a circulação de pessoas entre 20h e 5h, exceto para urgência e emergência e de casos relacionados atividades consideradas essenciais. Quanto às atividades religiosas, celebrações, missas ou cultos, poderão ocorrer aos sábados e domingos, com encerramento até as 19h, com intervalo mínimo de 2h entre as celebrações.

Em São José da Barra, um novo decreto permite o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços situados entre 6h e 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, e das 6h às 18h aos sábados.