Destaques Geral

Região tem média de 43% em isolamento social

23 de abril de 2020

PASSOS- A média do índice de isolamento social em 20 cidades da região, entre os 12 e 18 de abril, foi de 42,89%. Quando analisado separadamente, nenhum dos municípios alcançou 70% de isolamento na semana, que é o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados são de uma empresa de segurança que utiliza geolocalização para fazer o levantamento.

De acordo com as estatísticas, houve aumento dos índices no mês de março e queda no percentual de isolamento em abril. Na primeira semana de março, o isolamento girava em torno de 20%, e, até a quarta semana do mesmo mês, o percentual aumentou. Na semana passada (de 12 a 18 de abril) o número começou a cair nas cidades da região.
Em Passos, o índice de isolamento social foi de 20,93% na primeira semana de março e chegou a 54,83% na quarta semana do mesmo mês. Entre os dias 12 e 18 de abril, o número baixou para 41,07%. Piumhi passou de 20,7% na primeira semana de março para 51,99% na última semana desse mesmo mês e, entre 12 e 18 de abril, o índice caiu para 44,84%. Em São Sebastião do Paraíso, o índice foi de 22,48% para 51,45 no mês de março e, na segunda semana de abril, baixou para 43,53%.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o isolamento social atinja no mínimo 70% para que a alta disseminação do vírus seja contida. Na região, por exemplo, Passos teve índice de 70,1% registrado no dia 22 de março, mas o percentual caiu nos dias seguintes.

A empresa In Loco é a responsável pelas estatísticas e monitora diariamente o isolamento social no Brasil. O índice é calculado com base em dados de mais de 60 milhões de dispositivos móveis no país, as informações são criptografadas e acrescentadas por bairro. Ou seja, a movimentação das pessoas é calculada dentro dos bairros, então o software entende que aqueles que saíram de um bairro para outro não estão cumprindo o isolamento social.

A tecnologia foi desenvolvida de maneira que a In Loco não consiga acessar diretamente os usuários dos smartphones mapeados, a privacidade do usuário é mantida, segundo a empresa. Para obter o percentual semanal, são somados os números diários e divididos pelos dias da semana.