Destaques Geral

Região possui 107 respiradores, segundo IBGE

9 de Maio de 2020

PASSOS — O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última quinta-feira, 7, a distribuição de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), respiradores, médicos e enfermeiros por unidades da federação e regiões do Brasil. De acordo com a pesquisa, em 2019, período em que a pesquisa foi apurada, as três maiores cidades da região, Passos, Paraíso e Piumhi, somavam 107 respiradores, 79 leitos, 539 médicos e 314 enfermeiros.

Durante o ano passado, em território passense, o total de respiradores registrados pelo IBGE foi de 78 equipamentos, sendo que, deste número, 96% eram disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto à quantidade de leitos de UTI, o resultado foi de 47, sendo 38 do SUS. Por último, o município somou 313 médicos e 128 enfermeiros.

Em São Sebastião do Paraíso, a quantidade de respiradores identificada pelo instituto foi de 27 unidades, sendo 26 provenientes do SUS. Quanto às UTIs, o número registrado foi de 22, onde 90% eram da rede pública. Do total de 162 médicos, 130 trabalhavam no Sistema Único de Saúde; quanto aos enfermeiros, dos 133 registrados, 122 trabalhavam no setor público.
Por último, também no ano passado, a distribuição de respiradores era de dois para todos os 34 mil habitantes de Piumhi. O número de leitos de UTI, também conforme o IBGE, era de dez unidades, e o município contava com 53 enfermeiros e 64 médicos.

O estudo

Conforme IBGE, o levantamento tem como base o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS), que reúne as redes pública e privada, e as Informações de Deslocamento para Serviços de Saúde, da pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018, cujos dados foram antecipados pelo IBGE. Também foram cruzadas informações do Censo Demográfico e da pesquisa de Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas.