Destaques Geral

Região espera receber 2 mil turistas neste feriado de 12 de outubro

8 de outubro de 2020

O objetivo de preparar os gestores para o processo de habilitação do critério Turismo da Lei Robin Hood de Minas Gerais, conhecida como “ICMS Turístico”. / Foto: Divulgação

PASSOS – O feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, deverá atrair cerca de 2 mil turistas à região, conforme estimativa do Circuito Nascentes das Gerais. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, apenas 50% da capacidade dos hotéis pode ser preenchida. O turismólogo Conrado Oliveira de Pádua Andrade, proprietário da empresa Compadres Turismo, de Passos, conta que a demanda para o feriado de 12 de outubro está grande, e a maioria dos prestadores de serviços da região já realizou agendamentos para a data.

O turista que se arriscar a vir para cá sem agendamento prévio corre o risco de não realizar os passeios. Esses serviços são: entrada em atrativos turísticos, transporte guiado, passeios náuticos e hospedagens também. Até hoje, somente a hospedagem era um item considerável para se fazer reservas antecipadas. O trade turístico já percebeu que a atividade funciona de forma muito mais profissional e eficiente com agendamento prévio”, disse o empresário.

Leandro Costa Garrossino, diretor de Turismo de São João Batista do Glória, afirma que, ao todo, 10 mil pessoas devem circular pela região, incluindo aquelas que vivem nos municípios do entorno e farão algum passeio durante o fim de semana e feriado. Apesar do grande número de turistas esperados, Aliomar do Nascimento, do hotel Vale das Águas, em Passos, diz que a empresa perderá parte da receita em consequência da pandemia. Situado no Sul de Minas Gerais, o Circuito Nascentes das Gerais conta com mais de 300 cachoeiras espalhadas por Capitólio, Passos, Delfinópolis, São João Batista do Glória e outras cidades do entorno. Além dos cânions, das cachoeiras e das piscinas naturais, a cultura, a religiosidade e a gastronomia também são atrações turísticas da região.