Destaques Geral

Região atinge 962 óbitos por covid-19

5 de junho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Com 55 mortes em sete dias, a região atingiu 962 óbitos por covid-19 nesta sexta-feira, segundo boletins epidemiológicos divulgados por prefeituras. No dia 28 de maio, eram 907 mortes em decorrência da doença.

Passos, com 23 mortes em uma semana, foi o município com mais registros, seguido por São Sebastião do Paraíso (seis), São José da Barra (cinco) e Cássia (três). Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capetinga e São Tomás de Aquino tiveram duas mortes em cada. Os municípios de Carmo do Rio Claro, Monte Santo de Minas e São João Batista do Glória registraram uma morte cada. As demais cidades, não apresentaram alterações em relação a semana passada.

Nesta quinta-feira, 3, mais dois pacientes com covid foram transferidos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos para o município de Itajubá. De acordo com o diretor técnico da UPA, o médico Flávio Ferreira, esses pacientes estavam em estado leve e moderado da doença. “Mesmo com essas novas transferências, estamos com algumas outras vagas, porém acertando ainda o transporte”, relatou.

De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura de Passos, até ontem, 4, havia 12 pessoas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aguardando internação. A Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP), pelo segundo dia seguido, conta com todos os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria ocupados.

Alpinópolis

O Lar São Vicente de Paulo de Alpinópolis registrou 11 casos de covid-19 entre idosos e funcionários. Segundo comunicado divulgado pela instituição, das 11 pessoas que testaram positivo para a doença, dois apresentaram sintomas leves e os outros estão assintomáticos. De acordo com a nota, eles estão em isolamento e recebendo o suporte necessário na própria instituição.

Ainda segundo o comunicado, desde o início da pandemia, em março do ano passado, estes são os primeiros registros da doença. A instituição também informa que, tão logo a pandemia foi declarada pelos órgãos oficiais responsáveis, o Lar entrou em quarentena absoluta e suspendeu as visitas, trabalhos voluntários e a entrada de colaboradores não essenciais. Os 40 idosos e os funcionários foram vacinados no início deste ano. De acordo com o comunicado, no início desta semana, três idosos apresentaram sintomas leves, foram isolados e a Vigilância Sanitária do município foi acionada e autorizada a fazer a testagem nos idosos e nos funcionários.

Paraíso

A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso informa que, devido ao agravamento do cenário dos casos de covid na cidade, até segunda-feira, 7, estão suspensas as consultas e procedimentos agendados no ambulatório.

Segundo o hospital, o Ambulatório Municipal entrará em contato para remarcação de nova data, e a Santa Casa pede para que as pessoas com consultas agendadas aguardem em casa para a atualização.

O objetivo é diminuir a circulação de pessoas, para tomar todas as precauções e seguir as orientações do Governo do Estado, Ministério de Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação às medidas de prevenção. Segundo informações divulgadas no boletim epidemiológico da Prefeitura de Paraíso, nesta sexta-feira, a taxa de ocupação era de 105% nos leitos de UTI Covid do município, com 21 pacientes, e de 65,95% nos 47 leitos de Enfermaria Covid.