Destaques Geral Política

Prefeitura revitaliza canteiro central de avenida em Piumhi

1 de agosto de 2022

A revitalização no local já era uma reivindicação antiga dos moradores./ Foto: Divulgação.

PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi inicia nesta terça-feira, 2, a construção e revitalização do canteiro central da avenida Dario de Melo, localizado no bairro Américo Arantes. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, o local passará por adaptações para atender reivindicações de moradores da região.

De acordo com o secretário da pasta, Tadeu Augusto Ferreira, serão construídas uma área de 2.949,24 m² que inclui revitalização do canteiro, colocação de bancos e lixeiras, substituição da calçada e outras melhorias. Ainda conforme o secretário, o valor da obra está orçado em R$ 224,9 mil.

Segundo Ferreira, a previsão de término é outubro deste ano. “A implantação de uma praça nesse bairro é uma antiga reivindicação dos moradores que não têm um local de entretenimento. Pensando nisso, a gestão atual, por meio da Secretaria de Obras, estudou uma forma de utilizar o canteiro para esse fim e, com recursos próprios da prefeitura, desenvolveram um projeto de revitalização do local que atenderá a todos os moradores”, disse o secretário.

Premiação

Na última quinta-feira 28, a Jacobs Douwe Egberts (JDE), foi vencedora do prêmio ECO 2021/2022, da Amcham Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham). Com o projeto “Agenda Canastra Sustentável: Programa de Coleta Seletiva em Piumhi e região”, a JDE apresentou uma iniciativa de mobilização social que se destaca pela inovação e empreendedorismo no estado de Minas Gerais.

Na edição 2021/2022 do prêmio, foram inscritos 108 projetos de todo Brasil e o programa “Agenda Canastra Sustentável” da JDE, que concorreu com 86 empresas de diversos setores de todo país, foi escolhido como o melhor projeto na categoria ‘Produtos e Serviços’ pela maioria dos 47 jurados, especialistas em Sustentabilidade.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, esteve presente no evento. Para ele, os maiores merecedores desse troféu são os servidores municipais que vestem seus uniformes e andam pelas ruas recolhendo os resíduos diariamente, assim como toda equipe do departamento de Limpeza Urbana.

“Só tenho que agradecer por me confiarem essa importante missão, pois me senti muito honrado e emocionado ao carregar o nome de Piumhi nesse evento. É mais um resultado concreto de uma gestão que trabalha para servir a população do município e se tornou uma máquina de resultados”, destacou Arthur.

O “Agenda Canastra Sustentável”, promovido pela JDE e realizado em parceria com o Gaia Social e a Prefeitura de Piumhi, está ancorado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU “ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis”, com foco inicial na implementação do serviço de coleta seletiva em Piumhi e nos demais municípios da região da Serra da Canastra, além da promoção de campanhas de educação ambiental, além de outras ações.

Atualmente, a JDE apoia o Consórcio Cicanastra e os municípios de Piumhi, Pimenta, Doresópolis, Vargem Bonita, São Roque de Minas e Córrego Fundo com iniciativas socioambientais de mobilização social, gestão participativa e impacto positivo para o meio ambiente e comunidades.