Destaques Do Leitor

Redução de parlamentares

25 de setembro de 2020

A redução de parlamentares na Câmara e no Senado na Itália, mostra que países do primeiro mundo estão preocupados com a grave situação reinante com o surgimento da pandemia do corona vírus. É uma pena que estes ventos da consciência política vão demorar para atravessar o atlântico e atingir nossos nobres partidos que pensam exclusivamente nas próximas eleições, ignorando totalmente a necessidade de redução do abissal custo existente para manutenção dos nossos poderes constituídos. Penso que somente através de uma ONG apartidária poderíamos cobrar mudanças para moralizar o desolador cenário político nacional e conseguir o que foi obtido na Itália.

Pedro Dias – Campinas/SP

Valorização da leitura

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência disponibilizou, em formato on-line, obras literárias de grandes autores, entre esses Clarice Lispector e Francisco Marins, por exemplo, adaptadas de maneira que possam ser acessadas por pessoas com deficiência. O programa de leitura inclusiva, promovido pela secretaria, disponibilizou as obras em libras, com legenda, em vídeo, imagens e com leitura facilitada, audiodescrição, animação de imagens e tradução, tudo para que as obras possam ser acessadas por pessoas que possuem diferentes tipos de deficiência e a inclusão possa ser ainda maior. A ação é de grande importância e um exemplo que deveria ser seguido por outros órgãos, para que, assim, se possa alcançar cada vez mais pessoas. Contudo, a divulgação dessa ação ainda tem sido pouca e precisa receber mais destaque, uma vez que a inclusão é muito necessária.

Eduardo Martins – Belo Horizonte/MG

Reforma

A reforma administrativa tem o DNA, as digitais de quem a propõe: Legislativo, Judiciário e área militar (devido ao capitão e presidente). É uma reforma simbólica, que reduzirá levemente a despesa pública, pois as três classes, com seus penduricalhos, que mais pesam nas contas (legislativa, judiciária e militar), não serão atingidas. No futebol, se diria: vai trocar seis por meia dúzia.

Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha/ES