Cidadania Destaques

Rede estadual oferece cadastro para o Proerd

15 de julho de 2020

Ferramenta, que já reúne informações dos 42 reservatórios da companhia em Minas Gerais, vai ser aprimorado e terá também informações de mineradoras e outros setores. / Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Uma parceria realizada entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e a Polícia Militar (PM) possibilita que alunos da rede pública tenham acesso remoto ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Com a iniciativa, serão disponibilizados 20 vídeos de teor explicativo, direcionados a estudantes com idades entre 10 e 14 anos.

Para adaptar o conteúdo, a organização detentora dos direitos autoriais do programa, a Dare America (do inglês “Drug Abuse Resistance Education”), atualizou a proposta do projeto para melhorar a orientação aos estudantes, considerando que a ação deve incluir os membros da família enquanto o ensino presencial continuar suspenso. Assim como na escola, as aulas acontecerão em regime semanal e todos os alunos terão a tutoria de um policial credenciado.

A major Danúbia Lopes, coordenadora metodológica do programa em Minas Gerais, afirma que o principal objetivo da atividade é despertar a atenção para o conteúdo, sem que os jovens precisem sair de casa.

Vamos criar um sistema de acesso à comunidade escolar, para que os estudantes consigam tirar suas dúvidas e interagir com a turma. É um método prático e rápido para garantir a aproximação e, claramente, um bom exemplo disso são as redes sociais, já que são dinâmicas e pode ser monitoradas”, explicou.

Para ter acesso ao conteúdo do programa, os alunos interessados devem realizar um cadastro gratuito no endereço eletrônico oficial www.estudeemcasa.mg.gov.br ou pelo aplicativo Conexão Escola, disponível em todos os aparelhos com sistema android e iOS. Ainda, as aulas também ficarão disponíveis no canal vinculado à plataforma do YouTube.