Coluna MG Destaques

Recorde de candidatos

1 de outubro de 2020

O número exato de candidatos que vão disputar vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador ainda nem foi fechado pela Justiça Eleitoral, mas já é o a maior desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez. Até as 15h desta segunda-feira, 28, o portal lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com essas informações, já registrava 545.036 solicitações. O recorde anterior havia sido em 2016, com 496.887 candidatos. No último sábado, 26, terminou o prazo para que partidos políticos e coligações solicitassem à Justiça Eleitoral os registros. Somente interessados em ocupar uma cadeira em uma das Câmaras Municipais do país somam 507.727 inscritos. Na pesquisa por candidatos a comandar prefeituras dos 5.570 municípios são mais 19,1 mil interessados. (Correio do Sul – Varginha).

O que você também vai ler neste artigo:

  • Profissionais para o Educampo
  • Não retorno às aulas
  • Charretes Turísticas
  • Hospital de Campanha

Profissionais para o Educampo

O Sebrae Minas está com inscrições abertas para selecionar novos profissionais para atuar no Educampo Leite e Café. As inscrições para o treinamento “Gestão Econômica em Propriedades Leiteiras e Cafeeiras” já estão abertas e vão até o dia 04 de outubro. O consultor especialista Educampo é um profissional dedicado a atender cada produtor rural de forma personalizada, com expertise e autonomia, para que ele tome decisões assertivas e melhore a performance técnicas, financeira e econômica da atividade. “É reconhecido no mercado e contribui para construção do projeto de vida dos produtores rurais atendidos pelo campo”, afirmou analista do Sebrae Minas Fabiana Queiroz. (Diário de Uberlândia).

Não retorno às aulas

Por unanimidade, o Conselho Municipal da Educação de Uberaba deliberou pelo não retorno às aulas presenciais em 2020. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária realizada no final da tarde desta terça-feira, 29, e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Silvana Elias, como convidada da presidente do conselho, professora Kátia Cilene. Para a deliberação, a discussão recebeu argumentos de diversas entidades como SINDEMU, Sinpro-MG e AGEMU – que defendem a não retomada das aulas para este ano. O prefeito Paulo Piau, em entrevista, afirmou que a retomada poderá ocorrer a partir do dia 19 de outubro em Uberaba. Já o governador Romeu Zema anunciou a retomada para o dia 5 de outubro em Minas Gerais. (Jornal da Manhã – Uberaba).

Charretes Turísticas

O Comitê Gestor Extraordinário Covid 19 liberou com restrições o serviço de charretes. A atração turística estava parada desde o início da pandemia. A partir de agora, os charreteiros devem seguir algumas determinações. Uma delas é não transportar crianças menores de cinco anos. Além disso, as pessoas que vão fazer o passeio devem ser da mesma família ou do mesmo convívio doméstico. Fica vedado o uso do plástico divisório. Deve optar-se por barreira de material acrílico higienizável. Também é necessário reforçar com os passageiros e condutores a assepsia das mãos, além das demais medidas de contingenciamento e higiene. Atualmente, o turismo em Poços de Caldas segue liberado, mas com alguns pontos turísticos fechados. (A Folha Regional – Muzambinho).

Hospital de Campanha

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Montes Claros decidiu fechar o hospital de campanha para tratamento das vítimas da Covid-19. A unidade, que foi instalada na UPA Chiquinho Guimarães, teve apenas a cerimônia de inauguração, há exatos três meses, mas nunca esteve, de fato, à disposição da população. Agora, a prefeitura afirma, sem detalhes, que o hospital será desmontado para dar lugar aos atendimentos da UPA, tão aguardada pelos montes-clarenses. A decisão de desativar o Hospital de Campanha foi divulgada no Diário Oficial do Município, através do decreto nº 4.105. (O Norte de Minas – Montes Claros).

Rede de Notícias do Sindijori MG