Destaques Geral

Receita Federal doa mercadorias apreendidas para instituições da região

15 de julho de 2021

Foto: Agência Brasil

A Receita Federal realiza nesta quinta-feira, 15, a doação de mercadorias apreendidas em operações avaliadas em R$1,2 milhões, para instituições beneficentes e hospitais da região. A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Passos, o Hospital de São João Batista do Glória e a Fundação Itaú de Assistência Social estão entre as entidades que receberão os donativos. A entrega será efetuada em um depósito localizado em Poços de Caldas.

O objetivo das destinações é fazer com que os itens confiscados, que incluem equipamentos eletrônicos, celulares, videogames, brinquedos e artigos de bazar, sejam utilizados para melhor atender o interesse público e social. Além disso, segundo o órgão, a entrega também reduz os custos de armazenagem, impede estragos e evita que os produtos se tornem obsoletos.

De acordo com o delegado e auditor-fiscal da Receita Federal no sul de Minas, Michel Lopes Teodoro, essa ação é de extrema importância para recuperar os impostos não declarados e ajudar nos investimentos estatais. “Essas mercadorias foram importadas de forma irregular, sem o recolhimento dos impostos devidos, que servem para financiar o estado, ou seja, os investimentos em saúde, educação, saneamento básico. Ao destiná-las estamos revertendo recursos em benefício de órgãos públicos e de entidades que atuam junto à população nessas áreas. É uma forma de recuperar os valores dos impostos sonegados”, explicou.

Outras cidades também vão receber as mercadorias embargadas pela autarquia, como Alfenas, Alterosa, Andradas, Campestre, Campo Belo, Caxambu, Juruaia, Lavras, Monte Santo de Minas, Monsenhor Paulo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço e Três Corações.