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Receita atende mais de 7,6 mil pedidos para regularizar CPF

13 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Desde o início da concessão do auxílio emergencial, foi possível observar uma grande procura do serviço de regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na Receita Federal em todo o país, inclusive, com possibilidade de formação de fila e aglomeração dentro e fora das unidades de atendimento. Na agência de Passos, foram feitos 662 pedidos no período entre 13 de abril até nesta terça-feira, 12. Já na Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas, somaram-se 7 mil solicitações.

Para seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de afastamento social para diminuir o contágio e a disseminação do novo coronavírus, a Receita Federal agiu com rapidez e eficiência para solucionar o problema, disponibilizando vários canais de atendimento não presenciais para que o cidadão consiga regularizar o CPF sem a necessidade de se deslocar até uma unidade do órgão.

Desde o início de abril, mais de 7 mil solicitações de regularização de CPF foram atendidas pelos vários canais disponibilizados pela Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas e também pelas Agências de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso.

A Delegacia de Poços atuou com destreza e seriedade para atender, da melhor forma possível, os cidadãos. Além do atendimento presencial mínimo para garantir a prestação de serviço para os casos urgentes e que não podem ser atendidos remotamente, também foram disponibilizados atendimentos via e-mail (Caixa Corporativa), WhatsApp Business e telefone. Com isso, a mão de obra dos atendentes foi realocada para trabalhar nas demandas que passaram a chegar por esses novos canais.

Já em Passos, ligada à Delegacia Regional de Divinópolis, e que tem jurisdição nas cidades de São João Batista do Glória, São José da Barra, Capetinga, Itaú de Minas, Cássia, Ibiraci, Fortaleza de Minas, Delfinópolis e Alpinópolis, os atendimentos não foram contabilizados de toda a delegacia.
De acordo com a agente Kátia Costa Santos, os atendimentos se referem apenas a agência e destes 662 pedidos foram 344 no mês de abril, 128 no mês de maio, todos de forma presencial, e outras 190 solicitações via telefone.

Não contabilizamos os pedidos feitos pelo site que é o WWW.receita.economia.gov.br onde o interessado pode acessar um dos quatro links que são para alteração; verificação da situação fiscal; inscrição de CPF para aqueles que não possuem e regularização”, disse Kátia.

Um canal de atendimento que se destacou pela rapidez e simplicidade na implantação da solução, e pela praticidade de uso, foi o atendimento via WhatsApp Business, que facilitou tanto o trabalho dos servidores da Receita Federal, quanto a interação do cidadão que procura o serviço. O CAC da Delegacia de Poços de Caldas e as Agências de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso passaram a utilizar essa ferramenta, que permite a orientação sobre a regularização de CPF pelo Whatsapp 3729-2010. Em Passos, o número é 35- 3521-7900.

Outro canal de excelente aceitação e que foi decisivo para acabar com as filas foi o e-mail corporativo: atendimentorfb.drfpocosdecaldas@rfb.gov.br. Segundo o Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, Auditor-Fiscal Michel Lopes Teodoro: “Os números citados acima demonstram o grande engajamento de toda a equipe da Receita Federal”.