Destaques Geral

Receita abre consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

23 de julho de 2021

Foto: Agência Brasil

A Receita Federal divulgou que, a partir desta sexta-feira, 23, está disponível a consulta do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), referente ao ano 2021. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário será realizado no dia 30 de julho diretamente na conta bancária informada por mais de 5 milhões de contribuintes, ultrapassando a marca dos R$5,8 bilhões.

Para saber se a restituição está disponível, o declarante deve acessar o endereço virtual do órgão (www.gov.br/receitafederal), clicar no ícone indicado por “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consulta a Restituição”. A página apresenta orientações e canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, com possibilidade de corrigir informações equivocadas.

Para mais, o órgão ainda disponibiliza um aplicativo em todas as plataformas de android e iOs, o qual permite a consulta diretamente nas bases da Receita Federal, com dados sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral e inscrição no CPF.

Caso o crédito não seja transferido, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo site da instituição (https://www.bb.com.br/irpf), ou por meio dos telefones de contato divulgados.