Destaques Geral

Recado em saco de lixo de família com covi-19 viraliza em Alpinópolis

21 de junho de 2021

O saco de lixo com o recadinho para os coletores foi deixado por uma família com covid-19 :/ Divulgação

ALPINÓPOLIS – A internet tem um fenômeno que, quando o assunto é bom, viraliza em segundos. Foi o caso de uma postagem feita pelo prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, sobre descarte de lixo feito por uma família em isolamento devido à covid-19 no município. Ele publicou uma imagem captada na madrugada deste sábado, 19, pelo funcionário do setor de coleta Rogério Bonilho na qual a família, residente no bairro Cidade Jardim, deixou uma recomendação, por escrito, explicando não ter a fita vermelha para diferenciar o lixo. A foto teve, em menos de 3 horas após a publicação, mais de 3 mil visualizações.

Embora não seja uma campanha oficial, a prefeitura de Alpinópolis vem orientando os moradores a colocarem o lixo de forma diferenciada para não contaminar os coletores.

“Toda a população vem sendo orientada pelo prefeito Rafael Freire, que está fazendo um ótimo trabalho e tendo firmeza sobre a covid-19, mas, para ser sincero, são poucas as pessoas que têm o bom senso de colocar uma marca para que vejamos que aquele lixo pode estar contaminado. Eu fiquei até emocionado quando me deparei com aquele recado nos desejando bom dia e avisando a nós que juntamos o lixo e também para meus colegas que jogam no caminhão”, afirmou Bonilho.

Ainda de acordo com o coletor, que trabalha há 1 ano na Prefeitura de Alpinópolis, este é o segundo recado que recebe.

“Este me emocionou de forma diferente, então resolvi agradecer deixando a foto nas redes sociais, como agradecimento pelo carinho e cuidado com os garis e coletores. E, principalmente, postei como forma de conscientizar a população, pois não sou muito ligado às questões relativas a redes sociais. Claro que não imaginei ter essa repercussão, mas que bom que está sendo positiva”, disse o paulista que mora em Alpinópolis.

Além das mais de 3 mil visualizações, a mensagem teve mais de 30 compartilhamentos, tanto nas redes sociais do prefeito, da prefeitura, do autor da imagem e vem ganhando cada vez mais compartilhamentos.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Alpinópolis, Vanessa Pimenta Cartuchi, informou que, quando alguém pergunta sobre o que fazer com o lixo proveniente de famílias com covid-19, a orientação é para colocar uma fita ou escrever.

“Mas nem todo mundo tem essa consciência, que bom que esta família teve e que esta informação viralizou”, disse Vanessa.

Embora a campanha da fita vermelha tenha nascido como ‘fake’, várias cidades do país estão adotando esta medida para contribuir com a saúde dos coletores de lixo.

O coletor de lixo Rogério Bonilho contou que este é o bilhete mais emocionante e conscientizador que já recebeu na profissão. / Foto: Divulgação