Destaques Geral

Ranking de universalização de saneamento lista 9 cidades da região

Talita Souza / Especial

18 de junho de 2021

Saneamento de 9 cidades da região Foto: Divulgação

PASSOS – Passos e Poços de Caldas são as cidades de grande porte do Sul de Minas Gerais que aparecem com melhor pontuação no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) sobre a Universalização do Saneamento 2021, divulgado na última quarta-feira, 16. Os dois municípios são classificados como de grande porte com empenho para a universalização. Passos obteve 334,51 pontos e Poços de Caldas atingiu 397,29, em uma escala de 500 pontos.

Alpinópolis, Claraval, Delfinópolis, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso e São Roque de Minas também apareceram no ranking como municípios de pequeno e médio porte com empenho para a universalização. Desses, o município com maior nota foi São Sebastião do Paraíso, que atingiu 432,98, seguido por São João Batista do Glória (425,30) e Claraval (381,09).

Os estudos mostram que quanto mais próximos os municípios estão da universalização do acesso aos serviços de saneamento básico, maior é o percentual deles com o Plano Nacional de Saneamento Básico. De acordo com a Abes, compõem o ranking 1.670 municípios brasileiros, sendo 70% da população do país. A região com maior representatividade no ranking foi a Sudeste (58,14%) e a com menor é a Norte (2,22%).

Ainda de acordo com a associação, por conta da defasagem de dois anos entre a coleta de dados e a divulgação pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, os dados apresentados no ranking são de 2019. Os critérios para classificação dos municípios segundo o porte seguem os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divide as cidades em dois grupos: pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil). Cerca de 84% dos municípios ranqueados são de pequeno e médio portes.