Destaques Geral

Rádio Passos completa 75 anos e apresenta nova fase

16 de novembro de 2020

Rádio Passos tem nova programação, novos comunicadores e equipamentos. / Foto: Divulgação

Neste domingo, 15, a Rádio Passos FM completa 75 anos.  A emissora pioneira em radiodifusão na região foi fundada em 1945 e, após uma publicação do Diário Oficial da União, em dezembro do mesmo ano, surgiu a Rádio Sociedade Passos Ltda. Após décadas, a emissora migrou, no começo deste ano, para a transmissão em Frequência Modulada (FM) e, ainda em 2020, sob direção de Renata Barra de Mendonça Rangel, apresentou uma nova programação, novos comunicadores e equipamentos.

O locutor e gerente da emissora, Mário Luiz Júnior, conta que a mudança para FM tem o intuito de modernizar a rádio. “A migração da Amplitude Modulada (AM) para FM foi fruto de um decreto em 2013 para evitar maiores interferências e melhorar a qualidade de sinal e som, além de aproveitar a melhor acessibilidade que essa frequência oferece. É importante ressaltar que essa mudança já vinha acontecendo em Passos e nós fomos a última emissora a fazer essa migração”, comentou.

Além disso, ele reforça que a nova programação da emissora é para atender uma carência do público adulto. “Nós reparamos que nosso público está mais maduro, uma vez que as pessoas estão vivendo mais e estavam sentindo falta de uma programação diferenciada. Com isso, transformamos a nossa rádio em uma emissora adulto contemporâneo, ou seja, voltada às canções dos anos 60, 70, 80 e 90, prioritariamente, também com informações de hora e hora. Ademais, nossa comunicação e linguagem é completamente voltada para a nossa região e para o ouvinte local, sendo ela mineira e passense”, declarou Júnior.

A imagem e identidade visual da rádio também foi alterada. “Mudamos todas as vinhetas e chamadas e buscamos fazer uma roupagem que seja adequada a esse novo perfil de programação. Também procuramos um estúdio de alta qualidade para tornar possível a produção e elaboração desejada. Fomos prestigiados com a voz da Fran Morena, de Ribeirão Preto, que é a voz padrão, o que coopera para ficar coerente com as novas propostas da emissora”, declarou.

Quanto às expectativas em relação ao novo perfil da emissora, Júnior relata que já houve um crescimento de audiência. “Nós notamos um crescimento da emissora através de enquetes e pesquisas informais. Então, nossas expectativas são as melhores possíveis, visto que os ouvintes têm nos dado um feedback muito positivo diariamente, além das empresas que estão conosco, como comércio e anunciantes. A nossa grade vem se expandindo cada vez mais e acreditamos que nossa emissora não veio para ser mais uma, mas para estar entre as principais e fazer diferença para os ouvintes passenses”, finalizou o locutor.


Programação

Atualmente, de segunda a sábado, a programação tem o “Madrugada Rádio Passos FM”, da 0h às 6h59; das 7h às 7h59, entra no ar o programa “Só para Maiores”, voltado ao flashback dos anos 60, 70, 80 e 90, do Mário Júnior que, em seguida, também apresenta o programa “Primeira Classe”, das 8h às 11h59. No horário de almoço, das 12h às 12h59, o programa “Cardápio Musical” é exibido. O apresentador Varlei Duarte mostra suas sessões de “Sintonia Fina”, das 13h às 17h59, também com flashbacks. Em seguida, das 18h às 18h59, entra no ar o “Só para Maiores” novamente.

A programação da noite, de segunda a sexta, tem, das 19h às 20h, “A Voz do Brasil” e, das 20h às 23h59, a “Noite Rádio Passos FM”. As exceções acontecem às sextas-feiras e aos sábados, quando, das 22h às 23h59, o ouvinte pode escutar os flashbacks dançantes “Passos Disco Dance”, com participação especial do DJ Marcelo Paulista. Aos sábados também é possível ouvir o “Passos em Pauta”, das 10h às 11h, com alguma autoridade como convidado. Aos domingos, da 0h às 6h59, está no ar o programa “Madrugada Rádio Passos” e, durante o dia, é possível sintonizar na rádio para ouvir a “Trilha Sonora de Domingo”, das 7h às 17h59.